Diário de São Paulo
Siga-nos

Brasil e China firmam 15 acordos comerciais e de parcerias

Alguns dos acordos firmados incluem um protocolo para a exportação de carne brasileira e o lançamento de um satélite em parceria entre os dois países

Brasil e China firmam 15 acordos comerciais e de parcerias - Imagem: Reprodução | TV Brasil
Brasil e China firmam 15 acordos comerciais e de parcerias - Imagem: Reprodução | TV Brasil

Marina Roveda Publicado em 17/04/2023, às 10h54


Na manhã desta sexta-feira (14), em Pequim, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da China, Xi Jinping, assinaram 15 acordos comerciais e de parceria, além de acordos entre empresas brasileiras e chinesas. Os termos firmados abrangem principalmente a cooperação em tecnologia, intercâmbio de conteúdos de comunicação e expansão das relações comerciais (confira a lista completa ao final da reportagem).

Um dos acordos é um protocolo que estabelece as normas a serem seguidas pelos frigoríficosbrasileiros para exportação de carne para a China, sendo o Brasilo maior fornecedor de carne bovina ao país. O documento também estabelece as obrigações do governo brasileiro em relação à fiscalização das medidas.

Outros acordos incluem um plano de cooperação espacial entre os dois países até 2032, bem como o lançamento do sétimo satélite na parceria Brasil-China, o CBERS-6.

Após a cerimônia de assinatura dos acordos, o presidente Lula deverá participar de um jantar e, em seguida, fazer uma declaração à imprensa na Embaixada Brasileira em Pequim.

Confira abaixo a lista de acordos assinados entre Brasil e China:

  1. Memorando de Entendimento entre o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços da República Federativa do Brasil e o Ministério do Comércio da República Popular da China sobre o Grupo de Trabalho de Facilitação de Comércio.
  2. Protocolo Complementar sobre o Desenvolvimento Conjunto do CBERS-6 ao Acordo-Quadro sobre Cooperação em Aplicações Pacíficas de Ciência e Tecnologia do Espaço Exterior entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Popular da China.
  3. Memorando de Entendimento sobre Cooperação em Pesquisa e Inovação entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação da República Federativa do Brasil e o Ministério da Ciência e Tecnologia da República Popular da China.
  4. Memorando de Entendimento entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação da República Federativa do Brasil e o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da República Popular da China sobre Cooperação em Tecnologias da Informação e Comunicação.
  5. Memorando de Entendimento entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços da República Federativa do Brasil e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da República Popular da China para a Promoção do Investimento e Cooperação Industrial.
  6. Memorando de Entendimento sobre o Fortalecimento da Cooperação em Investimentos na Economia Digital entre o Ministério do Comércio da República Popular da China e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços da República Federativa do Brasil.
  7. Memorando de Entendimento entre o Ministério da Fazenda do Brasil e o Ministério das Finanças da China.
  8. Memorando de Entendimento sobre Cooperação em Informação e Comunicações entre o Ministério das Comunicações da República Federativa do Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações da República Federativa do Brasil e o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da República Popular da China.
  9. Acordo de Coprodução Televisiva entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Popular da China.
  10. Memorando de Entendimento entre o Grupo de Mídia da China e a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República Federativa do Brasil.
  11. Acordo de Cooperação entre a Agência de Notícias Xinhua e a Empresa Brasil de Comunicação.
  12. Memorando de Entendimento entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar da República Federativa do Brasil e o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da República Popular da China na Cooperação para o Desenvolvimento Social e Rural e Combate à Fome e à Pobreza.
  13. Plano de Cooperação Espacial 2023-2032 entre a Administração Espacial Nacional da China e a Agência Espacial Brasileira.
  1. Plano de trabalho Brasil-China de cooperação na certificação eletrônica para produtos de origem animal
  2. Protocolo entre o Ministério da Agricultura e Pecuária da República Federativa do Brasil e a Administração-Geral de Aduanas da República Popular da China sobre requisitos sanitários e de quarentena para proteína processada de animais terrestres a ser exportada do Brasil para a China
Compartilhe  

últimas notícias