Diário de São Paulo
Siga-nos
EXONERAÇÃO

Anielle demite secretário após descobrir vínculo com Silvio Almeida

A exoneração do secretário de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Yuri Silva, foi formalizada na edição do Diário Oficial da União desta terça-feira (8)

Anielle demite secretário após descobrir vínculo com Silvio Almeida - Imagem: Reprodução / Instagram / @aniellefranco
Anielle demite secretário após descobrir vínculo com Silvio Almeida - Imagem: Reprodução / Instagram / @aniellefranco

William Oliveira Publicado em 08/10/2024, às 10h05


Em um desdobramento significativo no Ministério da Igualdade Racial, liderado pela ministra Anielle Franco, houve a demissão do secretário de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Yuri Silva. A exoneração foi formalizada na edição do Diário Oficial da União desta terça-feira (8).

Segundo informações, a demissão ocorreu por meio de uma chamada de vídeo nesta segunda-feira (7), uma vez que Yuri se encontrava fora de Brasília devido ao falecimento de sua avó. A conversa entre a ministra e o ex-secretário durou cerca de 20 minutos.

Fontes próximas à ministra revelaram que a decisão se deu em função da necessidade de realizar "substituições políticas" dentro do ministério. Antes de assumir o cargo em maio de 2024, Yuri havia desempenhado a função de diretor de Políticas de Combate e Superação do Racismo na mesma pasta.

De acordo com o colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, Anielle teria manifestado certo descontentamento ao tomar conhecimento de um possível vínculo entre Yuri e o advogado Walfrido Warde. Este último é associado ao ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, com quem Anielle possui desavenças pessoais, alegando ter sido alvo de assédio por parte dele.

Vale ressaltar que Yuri anteriormente colaborou com Walfrido como coordenador de Direitos Humanos no Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (Iree). Até o momento, ainda não foi anunciado quem substituirá Yuri Silva na secretaria.


últimas notícias