Diário de São Paulo
Siga-nos
Chocante

Vídeo: mulher se engasga em restaurante e caso tem desfecho emocionante

O acidente aconteceu no centro de São Paulo

Mulher foi salva por um grupo de PMs - Imagem: reprodução/Polícia Militar
Mulher foi salva por um grupo de PMs - Imagem: reprodução/Polícia Militar

Mateus Omena Publicado em 13/10/2022, às 12h59


Uma mulher esteve por apuros após se engasgar durante o almoço em um restaurante no centro de São Paulo. Ela foi resgatada por policiais militares, que efetuaram uma técnica especial para ajudar a vítima.

O caso aconteceu na última segunda-feira (10), segundo a PM. Uma equipe cumpria atividade delegada na região, quando foi informada que uma mulher estava sem conseguir respirar após se engasgar com alimento.

Quando chegaram ao local, os agentes aplicaram procedimento de socorro, mas as tentativas não foram bem sucedidas. Então, um deles decidiu apelar para a manobra de Heimlich. Dessa vez, eles conseguiram desobstruir vias respiratórias da mulher rapidamente.

Em poucos segundos, a vítima recuperou o fôlego e agradeceu aos PMs pela ajuda, informando que tinha uma viagem marcada para Brasília. A identidade dela não foi divulgada.

Em entrevista ao G1, o cabo Cleudson Bispo Leite, um agentes envolvidos no incidente, contou que nunca soube da aplicação desta manobra na corporação, mas a técnica está sendo ensinada aos policiais para situações de emergência.

"Eu aprendi a manobra na escola de formação da PM, mas nunca havia aplicado em uma vítima nos meus anos de corporação. Se eu e meu parceiro não tivéssemos ali, e se não fosse rápido, certeza que ela iria morrer porque estava muito asfixiada. Graças a Deus que deu tudo certo", declarou o cabo da PM Cleudson Bispo Leite.

Após o sufoco, o cabo Romilson Bispo dos Santos detalhou a situação: “ No local, a mulher estava já desfalecendo, uma situação bem crítica mesmo. Sem perder tempo, já iniciamos o atendimento de emergência. Não deu nem tempo nem de pedir reforço".

Ele disse que fazer a vítima expelir o alimento foi uma tarefa difícil e todos os procedimentos foram realizados com o máximo de cautela.

"O meu parceiro começou a fazer a manobra. Mas aí foi necessário o revezamento porque ela estava muito asfixiada e, como a pessoa acaba 'relaxando por estar desfalecendo', ela acaba ficando pesada. Achamos que ia perder ela. Só no terceiro revezamento ela conseguiu expelir o pedaço de carne. Eu tenho certeza que se não tivéssemos indo lá, ela ia morrer. Foi coisa de Deus".

O que é a Manobra de Heimlich?

A manobra de Heimlich surgiu em 1974 por iniciativa do médico de mesmo sobrenome, Henry Heimlich, nos Estados Unidos.

O procedimento médica consiste em se colocar atrás da vítima de um sufocamento e provocar a expulsão do que está obstruindo a via aérea com uma forte pressão com as mãos na boca do estômago.

O "abraço", ou compressão abdominal, é repetido algumas vezes até que o objeto que impede a passagem de ar seja expelido.

Compartilhe  

últimas notícias