Diário de São Paulo
Siga-nos
Bullying!

Menino sofre agressões e ameaças na escola por ajudar crianças com câncer

Ben Sarak deixa o cabelo crescer desde o início da pandemia, em 2020

A mãe de Ben Sarak lamenta os ataques que o filho vem sofrendo - Imagem: reprodução/Facebook
A mãe de Ben Sarak lamenta os ataques que o filho vem sofrendo - Imagem: reprodução/Facebook

Mateus Omena Publicado em 19/12/2022, às 18h36


Um menino de 12 anos decidiu participar de uma campanha de caridade, deixando seu cabelo crescer demais. No entanto, as boas intenções não foram bem compreendidas pelos colegas de escola, que começaram a ameaçá-lo e agredi-lo por conta do visual.

Ben Sarak começou a deixar o cabelo crescer há quase três anos, depois de ver outras pessoas doarem os fios para o projeto Little Princess Trust, que fornece perucas para ajudar crianças que perderam o cabelo por conta do câncer, segundo o jornal britânico Daily Star.

No entanto, seu esforço para fazer o bem incomodou seus colegas, que passaram a agredi-lo e ameaçá-lo dentro das dependências da escola. Ben foi vítima de agressões verbais e físicas por causa de seu penteado várias vezes, até mesmo sendo assediado por um completo estranho.

“É de partir o coração para mim”, lamentou sua mãe, Natasha, em entrevista ao Manchester Evening News. “Como mãe, fiquei arrasada. Todo mundo sabe que Ben é um menino doce”.

No depoimento, a mãe contou que, para não desistir de seu propósito em ajudar outras crianças, Ben começou a debochar dos agressores sempre que é insultado.

"Ele aprendeu a rir quando é chamado de garota e vai embora", disse. "Ele continua nisso, mas mal pode esperar para cortá-lo, então tem sido um desafio."

Natasha detalhou outros momentos em que Ben foi atacado. “Ele sempre foi xingado. Ele tem um rosto adorável; ele é bonito, então sempre é chamado de garota, quer as pessoas sejam más ou não. Uma vez entramos em uma cafeteria e ele foi chamado de ‘senhorita’. Ele disse: 'Sou um menino!'”.

E acrescentou: “A primeira vez que ele foi atacado foi quando voltava da escola para casa e três pessoas o pegaram e puxaram seu cabelo, chamando-o de garota e empurrando-o. Em um parque, uma criança começou a segui-lo com uma pedra dizendo: 'Você é uma garota?' e deu um soco na cara dele”.

Solidariedade

Ben decidiu começar a deixar o cabelo crescer quando não conseguiu cortá-lo devido às restrições da pandemia de coronavírus em 2020.

Ele decidiu doar suas madeixas esvoaçantes para a Little Princess Trust, após se emocionar com uma campanha da ONG.

Além de doar seu cabelo, Ben espera arrecadar dinheiro para o Fed, uma instituição de caridade de assistência social para a Comunidade Judaica da Grande Manchester.

“Fico muito orgulhosa porque a qualquer momento ele poderia ter me pedido para chamá-lo no cabeleireiro para cortá-lo, mas ele nunca o fez. Ele seguiu em frente. Eu tenho que ser forte por ele na frente dele e dizer que ele é melhor do que [o bullying] e que está tudo bem.”

Compartilhe  

últimas notícias