Diário de São Paulo
Siga-nos
Denúncia!

Mãe denuncia coordenadora de escola que obrigou filha a comer ovo cru

A menina de 11 anos deu detalhes do que sofreu dentro da escola onde estudava

Mãe denuncia coordenadora de escola que obrigou filha a comer ovo cru - Imagem: reprodução TV Anhanguera
Mãe denuncia coordenadora de escola que obrigou filha a comer ovo cru - Imagem: reprodução TV Anhanguera

Vitória Tedeschi Publicado em 03/10/2022, às 14h29


Uma mãe denunciou que a coordenadora da escola de sua filha obrigou a criança a comer um ovo cru, em Anápolis, Região Central de Goiás.

O caso aconteceu em uma escola estadual no Recanto do Sol, o Colégio Estadual Plínio Jaime, e foi registrado na Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e na Polícia Civil.

Na última quarta-feira (28), a criança, de 11 anos, teria levado um ovo para a sala de aula para brincar com as amigas no intervalo, simulando que o ovo seria um bebê.

Um colega de sala, porém, viu a situação e chamou a professora, que levou a menina para a coordenação da escola.

"Eu tentei explicar o que eu ia fazer, só que a professora não me ouviu. A coordenadora foi lá e falou assim: 'Já que você trouxe um ovo é porque você está com fome, então o meu assistente vai pegar um copo e você vai beber ele todinho'. Eu parti o ovo e bebi", relatou a aluna.
denuncia-ovo-cru-escola
Menina conta que coordenadora a obrigou a comer um ovo cru na escola em Anápolis, em Goiás / Imagem: reprodução TV Anhanguera

A menina, que não teve o nome identificado, contou em entrevista à TV Anhanguera que a coordenadora da escola a obrigou a beber o ovo cru inteiro e ainda a ameaçou aplicar outra advertência. Foi quando ela tomou o ovo e voltou para a sala passando mal.

Eu fiquei com dor de barriga, com gosto de ovo na boca. Cheguei na sala chorando, tremendo. Aí a professora começou a rir e falou: “Aí é mentira”, desabafou a estudante.

A mãe da criança, Ana Lúcia Santos, ficou indignada com a situação assim que descobriu. De acordo com ela, a coordenadora assumiu ter obrigado a menina a beber o ovo como forma de castigo por ela ter levado o alimento para sala de aula.

"Eu quero justiça. Achei que foi um abuso com a milha filha. Tinha quatro pessoas na sala da coordenação e ninguém falou nada. Ela se sentiu humilhada, está traumatizada, constrangida", disparou a mãe.

O caso foi denunciado na Secretaria Estadual de Educação de Goiás (Seduc) e um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil. A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Goiás (DPCA) vai apurar se houve violação dos direitos da criança e acompanhar a menina.

A DPCA está investigando o caso e emitiu uma nota sobre, confira na íntegra:

"A DPCA-Anápolis instaurou investigação policial a partir do RAI registrado pela genitora de uma aluna da rede pública estadual que noticiou que a criança teria sido obrigada pela coordenadora da escola a engolir um ovo cru, sob alegação de que seria uma medida de disciplina. A coordenadora teria suspeitado de que a aluna levou o ovo para jogar em alguém e então a fez engoli-lo cru. Confirme a criança, sua intenção ao levar o ovo para a escola era de participar de uma brincadeira com as colegas, em que o ovo fosse um filho imaginário dela. A coordenadora da escola será intimada e ouvida nos próximos dias. Sua conduta, em tese, configura o crime de maus tratos, previsto no artigo 136, parágrafo 3. do CPB".

Compartilhe  

últimas notícias