Diário de São Paulo
Siga-nos
Violência contra crianças

Grupo de menores sequestra menina de 11 anos e inocente sofre a violência mais dolorosa às mulheres

A vítima foi ameaçada com uma faca durante passeio em shopping

O crime aconteceu em Barcelona, na Espanha - Imagem: Freepik
O crime aconteceu em Barcelona, na Espanha - Imagem: Freepik

Mateus Omena Publicado em 13/03/2023, às 15h36


Uma menina de 11 anos foi vítima de estupro por um grupo de seis menores que a ameaçaram com uma faca e a levaram para o banheiro, durante um passeio de shopping.

O caso aconteceu em Barcelona, na Espanha, e chocou o país pelo grau de violência cometido por jovens.

Segundo a agência AFP, o crime ocorreu em um shopping center na cidade de Badalona.

A polícia regional catalã informou à imprensa local ter recebido uma denúncia em dezembro de "agressão sexual", que no código penal espanhol inclui vários tipos de violência, inclusive o estupro - entre menores. A força se recusou a dar mais informações sobre o caso, pois envolve menores de idade.

Em uma declaração pública, o Ministério Público informou que tampouco dará "qualquer informação sobre o caso, pois a instrução é sigilosa".

A Prefeitura de Badalona anunciou, por sua vez, a "vontade" de se apresentar como assistente de acusação em um futuro processo "para defender a vítima da agressão sexual grupal".

Segundo a polícia, a maioria dos supostos agressores tinha menos de 14 anos, idade mínima para ser imputável na Espanha.

O MP solicitou há algumas semanas que os dois únicos maiores de 14 anos fossem internados em um centro, informou o jornal El País. O juiz, no entanto, só concordou com a entrada de um deles e outro está em liberdade vigiada, segundo o jornal.

A imprensa local noticiou que o irmão da suposta vítima teria começado a sofrer ameaças depois que sua família apresentou a denúncia.

Nesta última sexta-feira (10), a Justiça informou que um magistrado concordou com a internação, por seis meses, para um menor que tinha sido detido por "obstrução de justiça e ameaças a uma terceira ou a terceiras pessoas relacionadas com um caso que investiga uma suposta agressão sexual em grupo contra uma menor em Badalona".

O caso despertou grande preocupação social no país sobre os crimes sexuais cometidos por menores, que, no ano passado, representaram mais de 12% do total na Catalunha, segundo dados da polícia regional.

A situação requer "que todos entendamos e analisemos o que está acontecendo conosco enquanto sociedade porque estas condutas são intoleráveis e estão normalizadas", afirmou, nesta quinta, Montserrat Escudé, porta-voz da Mossos d'Esquadra, a polícia regional catalã.

Compartilhe  

últimas notícias