Diário de São Paulo
Siga-nos
Crime

GOLPE! Mulher finge estar morta para fugir de dívida com valor astronômico

A devedora encontra-se foragida e pode receber dura pena na Justiça

Liza Dewi Pramita fez fotos de seu "cadáver" para publicar nas redes sociais e convencer a todos de sua "morte" - Imagem: reprodução/Facebook
Liza Dewi Pramita fez fotos de seu "cadáver" para publicar nas redes sociais e convencer a todos de sua "morte" - Imagem: reprodução/Facebook

Mateus Omena Publicado em 02/01/2023, às 17h40


Uma mulher está sendo acusada de forjar a própria morte para fugir de uma dívida de valor astronômico, na Indonésia.

Liza Dewi Pramita solicitou a filha adolescente postasse fotos de seu "cadáver" no Facebook para que a pessoa a quem devia de 4,2 milhões de Rúpias Indonésicas (equivalente a R$ 1,4 mil) as visse e desistisse de fazer as insistentes cobranças.

Nas imagens, a mulher aparece de olhos fechados, com a cabeça coberta por um tecido branco e algodões no nariz, com detalhes precisos para parecer morta em um caixão.

“Havia muitas coisas estranhas. Por isso que, na época, eu não consegui acreditar imediatamente. Quando liguei para o marido dela para fazer uma videochamada, ele não quis desligar imediatamente”, explicou Maya Gunawan, que fez o empréstimo a Liza, ao jornal local Indonesia Posts English.

A credora contou que decidiu emprestar o dinheiro porque conhecia Liza de um grupo de WhatsApp chamado Arisan, que funciona como uma "loteria informal" no país. A mulher pediu informações sobre a mulher e recebeu um retorno de que ela era boa pagadora.

“Amigos me recomendaram fazer o empréstimo”, afirmou Maya.

Quando emprestou 4,2 milhões de Rúpia Indonésias, Maya explicou a Liza que o pagamento deveria ser feito até 20 de novembro de 2022. No entanto, a outra não cumpriu o prazo e passou a ser cobrada constantemente. A devedora justificou que havia tido problemas para conseguir a quantia necessária. Ela, então, pediu uma prorrogação até 6 de dezembro.

Maya continuou insistindo para ter seu dinheiro de volta, mas suas mensagens começaram a ser ignoradas por Liza. Em 11 de dezembro, ela ficou surpresa com a notícia da morte da devedora.

A filha de Liza anunciou em um post no Facebook que a mãe havia morrido num acidente de carro na ponte da cidade de Medan, no norte de Sumatra. Para convencer a todos, especialmente Maya, a jovem compartilhou fotos da mãe "morta" e uma maca com uma equipe empurrando o "cadáver" de Liza coberto por um lençol branco.

Mais tarde, foi anunciado que o enterro ocorreria num local muito distante de Medan, onde a família de Liza morava.

Mesmo assim, Maya não ficou totalmente convencida da história e passou a investigar. Ela
pesquisou as imagens de Liza "morta" em um site de buscas e descobriu que todas as fotos que não mostravam o rosto de Liza haviam sido obtidas na internet. Maya, então, confrontou a filha da devedora, que não conseguiu sustentar a farsa montada pela mãe e contou a verdade.

Assim que a verdade veio à tona, Liza desapareceu e até agora não foi localizada pelas autoridades. Maya afirmou que não a denunciou porque ainda tem esperança que ela apareça.

“Ainda estou esperando a intenção dela em pagar sua dívida, embora ninguém saiba onde se encontra”.

No entanto, a situação da devedora se complicou ainda mais. Caso seja denunciada pela morte forjada, Liza pode ser presa e pegar uma pena de, no mínimo, um ano.

Compartilhe  

últimas notícias