Diário de São Paulo
Siga-nos
Negligência!

Dentista falha em cirurgia e mulher fica com rosto deformado até perder nariz; veja o estrago

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil

Elielma Carvalho Braga sofreu graves deformações no rosto por conta dos erros do dentista Igor Leonardo Soares Nascimento - Imagem: divulgação/TV Globo
Elielma Carvalho Braga sofreu graves deformações no rosto por conta dos erros do dentista Igor Leonardo Soares Nascimento - Imagem: divulgação/TV Globo

Mateus Omena Publicado em 23/01/2023, às 13h00


O dentista Igor Leonardo Soares Nascimento foi indiciado, nesta segunda-feira (23), pela Polícia Civil por exercício ilegal da medicina e por lesão corporal, depois que uma paciente o denunciou após perder parte do nariz ao fazer uma cirurgia com o profissional.

O caso aconteceu em Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana da capital, informou a TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo.

O procedimento estético, conhecido como alectomia, é usado por especialistas para afinar o nariz, no entanto, esta cirurgia não pode ser feita por dentistas. Por causa do ato ilegal de Igor Leonardo Soares, esteticista Elielma Carvalho Braga precisou fazer diversas cirurgias para reconstrução facial e ficou com cicatrizes.

O dentista foi indiciado na última sexta-feira (20). Ele disse que o problema não foi provocado pela cirurgia, mas de uma síndrome desenvolvida após uso de medicamentos, o que resultou na necrose. Igor Leonardo afirmou também que deu todo atendimento à paciente.

Dentista
Elielma perdeu a ponta do nariz após erro no procedimento estético.   Imagem: reprodução/TV Globo

Elielma fez o procedimento em junho de 2020, após ver anúncios de Igor Leonardo na internet declarando que era especialista em alectomia. No começo, ela acreditou que o procedimento tinha sido bem-sucedido. No entanto, nos dias seguintes, ela começou a sentir fortes dores e alterações radicais no rosto.

“Meu rosto começou a queimar. No outro dia ficou cheio de bolha, como se fosse queimadura”, contou a vítima à TV Globo.

Em julho de 2022, Elielma decidiu denunciar o erro médico publicamente. De acordo com a polícia, a esteticista teve uma necrose no lado direito do nariz. Depois de perder parte da pele, a mulher precisou fazer mais de dez cirurgias e ficou com cicatrizes, abalando sua autoestima.

“Eu tenho vergonha, porque a gente faz uma coisa para melhorar um pouco e a pessoa faz isso. Ele destruiu minha autoestima. Eu choro, não é fácil o que eu vivo hoje”, lamentou.

Apesar da repercussão do caso, o Conselho Regional de Odontologia afirmou em nota que não pode fornecer informações sobre os processos envolvendo dentistas.

Segundo a Polícia Civil, o inquérito se baseou em documentos dos conselhos, tanto regionais quanto federais, de Odontologia e Medicina, além de exames das lesões de Elielma. A investigação concluiu que o dentista, mesmo não tendo a formação necessária, fez a cirurgia e provocou uma lesão corporal gravíssima na paciente.

Por fazer um procedimento cirúrgico exclusivo para médicos, Igor Leonardo foi indiciado por exercício ilegal da profissão.

A polícia afirmou também que o dentista fazia os procedimentos de maneira habitual e que, em 2021, foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra ele pelo mesmo crime.

Compartilhe  

últimas notícias