Diário de São Paulo
Siga-nos
Tragédia anunciada

Desabamento de prédio deixa duas pessoas mortas e quatro desaparecidas

As vítimas até o momento são um adolescente de 13 anos e um homem de 32

Desabamento de prédio deixa duas pessoas mortas e quatro desaparecidas - Imagem: reprodução / TV Globo
Desabamento de prédio deixa duas pessoas mortas e quatro desaparecidas - Imagem: reprodução / TV Globo

Nathalia Jesus Publicado em 28/04/2023, às 08h54


Um adolescente de 13 anos e um homem de 32 morreram após parte de um prédio desabar por volta das 22h da quinta-feira (27) em Olinda, no Grande Recife. Mais cinco pessoas ficaram feridas e foram socorridas, outras quatro estão sendo procuradas pelos bombeiros.

Moradores de prédios vizinhos afirmaram que houve um estrondo antes do desabamento do Edifício Lene. Os bombeiros foram acionados por volta das 22h08 e chegaram no local 20 minutos depois. Foram descoladas três viaturas de salvamento e uma de combate a incêndio.

Os nomes das duas vítimas fatais do desabamento não foram divulgados. De acordo com informações do g1, o corpo do homem de 32 anos foi o primeiro a ser encontrado. Durante a operação de buscas na madrugada, o corpo do adolescente também foi localizado.

Entre os socorridos com vida, estão três mulheres e dois homens. Um dos homens foi resgatado com vida na manhã desta sexta-feira (28), oito horas depois do desabamento.

Além disso, três cachorros foram resgatados com vida dos escombros do edifício, segundo o Corpo de Bombeiros.

De acordo com as equipes que acompanham o resgate, havia 16 pessoas no edifício - que tem 32 apartamentos distribuídos em três andares. Os bombeiros ainda investigam o que causou o desabamento do prédio e o incêncio que o acometeu logo em seguida.

A Defesa Civil de Olinda informou que o imóvel já havia sido desocupado pela organização.

O bairro de Jardim Atlântico, em Olinda, tem um histórico de ocupação de prédios com risco de desabamento. No entorno da Rua Acapulco, onde fica o Edifício Lene, diversos imóveis já foram interditados pela Defesa Civil do município.

Alguns dos prédios da região foram evacuados ainda no início dos anos 2000, justamente por risco de desabamentos. Em 2020, moradores já denunciavam o cenário de abandono e negligência com a localidade, com acúmulo de lixo, água parada e falta de iluminação.

Em 2013, a Prefeitura de Olinda já contabilizava 58 edifícios interditados na cidade. Dentre eles, dez ficavam do Jardim Atlântico.

Compartilhe  

últimas notícias