Diário de São Paulo
Siga-nos
Lista de ataques 2023

Com o caso de São Paulo, Brasil atinge o número de 9 ataques em escolas; relembre os casos

A partir de 2019, o nível desses ataques passaram a aumentar e atingiram recordes em 2022 e 2023

Brasil atinge 9 ataques em escolas; relembre os casos - Imagem: reprodução redes sociais
Brasil atinge 9 ataques em escolas; relembre os casos - Imagem: reprodução redes sociais

Milleny Ferreira Publicado em 24/10/2023, às 13h58


O ataque à Escola Estadual Sapopemba, na zona leste de São Paulo, nesta segunda-feira (23), foi o 9º caso de violência em escolas no Brasil somente neste ano.

De acordo com a CNN Brasil, na maior parte dos casos, os crimes são cometidos por homens, adolescentes ou adultos e os autores normalmente são alunos ou ex-alunos das escolas. 

Desde 2002, 49 pessoas morreram nesse tipo de ataque e muitas ficaram feridas.

Quantos ataques em escolas aconteceram no Brasil em cada ano?

  • 2002: um caso;
  • 2003: um caso;
  • 2011: dois casos;
  • 2012: um caso;
  • 2017: um caso;
  • 2018: um caso;
  • 2019: três casos;
  • 2021: dois casos;
  • 2022: seis casos;
  • 2023: nove casos até outubro.

Relembre os casos de ataques em escolas de 2023:

23 de outubro: Escola Estadual Sapopemba em São Paulo (SP)

O mais recente desta lista ocorreu nesta segunda-feira (23), uma pessoa cometeu um ataque a tiros na Escola Estadual Sapopemba, na zona leste de São Paulo, deixando uma aluna morta, e outros três estudantes feridos.

O agressor foi detido e encaminhado ao 70º DP (Sapopemba). As investigações seguem em andamento.

10 de outubro: Escola particular Dom Bosco em Poços de Caldas (MG)

Um ex-aluno de 14 anos da escola particular Dom Bosco, de Poços de Caldas (MG), cometeu um ataque com uma faca na instituição.

Três alunos ficaram feridos e um, também de 14 anos,acabou falecendo. O adolescente autor deste ataque foi detido pela polícia.

19 de junho: Colégio Estadual Professora Helena Kolody em Cambé (PR)

Um ex-aluno entrou armado no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, alegando que solicitaria o seu histórico escolar, e matou dois alunos a tiros.

O agressor foi imobilizado por um professor e em seguida, preso e encaminhado para Londrina.

11 de abril: Escola Estadual Doutor Marcos Aurélio em Santa Tereza (GO)

Um aluno de 13 anos entrou armado com uma faca na Escola Estadual Doutor Marcos Aurélio, onde estudava, e usou a arma para ferir duas estudantes. O crime aconteceu em Santa Tereza de Goiás, região norte do Estado.

O agressor foi contido por uma professora, que felizmente não teve ferimentos. As duas alunas feridas foram levadas para um hospital com ferimentos leves. O adolescente foi apreendido e colocado à disposição da Justiça.

10 de abril: Escola Instituto Adventista de Manaus (AM)

Dois estudantes e uma professora ficaram feridos após um aluno promover um ataque à escola Instituto Adventista de Manaus (IAM).

O agressor, um adolescente que não teve a identidade revelada, foi apreendido com armas brancas e um coquetel molotov.

12 de abril: Escola Municipal Isaac de Alcântara em Farias Brito (CE)

Um aluno do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Isaac de Alcântara, na zona rural de Farias Brito, no interior do estado, entrou em uma classe de alunos menores, do 4º ano, e feriu duas alunas. Felizmente não houve nenhuma morte neste ataque.

5 de abril: Creche Cantinho Bom Pastor em Blumenau (SC)

Um ataque na creche Cantinho Bom Pastor em Blumenau, Santa Catarina, deixou quatro crianças mortas. As vítimas foram três meninos e uma menina, de 4 a 7 anos.

O agressor, era um homem de 25 anos, e levava uma machadinha consigo, ele conseguiu fugiu do local do crime, mas resolveu se apresentar ao 10° Batalhão de Polícia Militar, onde foi preso e encaminhado à Polícia Civil.

Segundo os bombeiros, havia 40 crianças na creche na manhã daquele dia e o agressor teria pulado o muro e atingido as vítimas de forma aleatória. Uma professora contou que as crianças brincavam em um parque, que fica próximo ao muro da creche, no momento do ataque.

27 de março: Escola Estadual Thomazia Montoro em São Paulo (SP)

Um adolescente de 13 anos esfaqueou quatro professoras e um aluno dentro da Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, na zona oeste da capital paulista. Uma professora de 71 anos morreu.

O agressor era do 8º ano do ensino fundamental e foi apreendido. O adolescente agressor foi imobilizado e desarmado por duas professoras, uma de Educação Física, que aplicou um mata-leão e enquanto a outra tirou a faca das mãos do aluno, enquanto uma terceira era atacada. Ele foi detido pela polícia.

13 de fevereiro: Escola Municipal Vista Alegre e Escola Estadual Professor Antonio Sproesser em Monte Mor (SP)

Um jovem de 17 anos foi apreendido depois de atirar bombas caseiras do tipo coquetel molotov em duas escolas que funcionam no mesmo prédio, em Monte Mor, no interior de São Paulo. Dois artefatos explodiram depois de atingir a grade de entrada do prédio, mas ninguém ficou ferido.

Ao ser apreendido, o rapaz também possuia uma machadinha e uma braçadeira com uma suástica, símbolo nazista.

Compartilhe  

últimas notícias