Diário de São Paulo
Siga-nos
Centro de SP

Totens de segurança começam a operar no centro de São Paulo; veja como funcionam

São Paulo coloca em funcionamento totens de segurança em locais estratégicos do centro

Totens possuem botões de emergência e câmeras - Imagem: Divulgação / Governo de São Paulo
Totens possuem botões de emergência e câmeras - Imagem: Divulgação / Governo de São Paulo

Sabrina Oliveira Publicado em 21/08/2024, às 11h52


São Paulo deu início a um novo projeto de segurança no centro da cidade, com a instalação de totens de segurança em áreas estratégicas. Os dispositivos foram colocados na Rua 25 de Março, na Praça da República e na região conhecida por uso aberto de drogas, com o objetivo de oferecer um contato mais direto entre a população e as forças de segurança.

Os totens, que têm quatro metros de altura, foram desenvolvidos pela empresa Helper Tecnologia. Eles incluem um botão de emergência para acionar a Polícia Militar, um sistema de comunicação para alertas, câmeras de monitoramento e leitura de placas de veículos. A ideia é que esses equipamentos ajudem a melhorar a vigilância e o atendimento em áreas com alta taxa de criminalidade.

[...]vamos atacar todo esse ecossistema criminoso e acolher os dependentes químicos dessas áreas. A região central de São Paulo tem sido degradada ao longo dos anos e não vamos poupar esforços para reverter essa situação”, disse o governador Tarcísio de Freitas. “Vamos devolver o centro às pessoas”, afirmou.

Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública, destacou que os totens devem fornecer dados úteis para as operações de segurança e auxiliar na presença policial. "Esses dispositivos são projetados para melhorar a eficiência das operações de policiamento e aumentar a segurança na região" disse Derrite.

Compartilhe