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Alfabetiza Juntos SP

Tarcísio promete alfabetizar 90% das crianças da rede pública de SP até 2026

Iniciativa busca elevar índices de leitura entre alunos da rede pública até o final do mandato

Tarcísio de Freitas. - Imagem: Divulgação / Francisco Cepeda/Governo do Estado de SP
Tarcísio de Freitas. - Imagem: Divulgação / Francisco Cepeda/Governo do Estado de SP

Marina Milani Publicado em 21/02/2024, às 07h59


O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou nesta terça-feira (20) o lançamento do programa "Alfabetiza Juntos SP", com a meta ambiciosa de alfabetizar 90% das crianças da rede pública do estado até o final de seu mandato, em 2026.

A iniciativa foi apresentada pelo secretário da Educação, Renato Feder, que ressaltou a importância da parceria com os municípios para alcançar esse objetivo. Atualmente, apenas 64% dos alunos do 2° ano sabem ler e escrever, o que evidencia a urgência da ação.

O investimento previsto para o programa é de aproximadamente R$ 500 milhões e se baseia em quatro pilares fundamentais: material didático, apoio pedagógico, formação continuada de professores e avaliação e monitoramento do progresso dos alunos. Além disso, está prevista uma premiação para as escolas que atingirem a meta, totalizando R$ 200 milhões.

Para que o "Alfabetiza Juntos SP" se torne uma política pública, o governador assinou um projeto de lei que agora precisa ser aprovado pela Assembleia Legislativa. A iniciativa contempla 1,4 mil escolas estaduais que atendem crianças de 6 a 10 anos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

O secretário Renato Feder destacou que o programa não é apenas uma ação pontual do governo, mas sim uma política pública de estado, que visa envolver toda a comunidade escolar com foco no desenvolvimento dos alunos.

Diante do baixo índice de alfabetização no estado, uma pesquisa realizada pela gestão estadual no ano passado revelou números preocupantes: apenas 14% dos alunos eram considerados leitores fluentes, enquanto 42% eram leitores iniciantes e 44% pré-leitores, ou seja, crianças não alfabetizadas. Apesar de algumas melhorias após mudanças no sistema de ensino, ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar a meta estabelecida.

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