Diário de São Paulo
Siga-nos
São Paulo

Secretário que disse que 'planeta se salva sozinho' toma decisão drástica na carreira

O comentário foi feito sobre o aquecimento global, na última quinta-feira (13)

Secretário que disse que 'planeta se salva sozinho' toma decisão drástica na carreira - Imagem: reprodução redes sociais
Secretário que disse que 'planeta se salva sozinho' toma decisão drástica na carreira - Imagem: reprodução redes sociais

Vitória Tedeschi Publicado em 14/07/2023, às 10h33


O secretário de Mudanças Climáticas da cidade de São Paulo, Antonio Fernando Pinheiro Pedro, pediu demissão do cargo na noite da última quinta-feira (13), após dizer que o "planeta se salva sozinho" do aquecimento global e criticar pesquisas científicas na área.

De acordo com o Brasil 247, a decisão foi tomada depois de uma reunião com o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB) e a exoneração deve ser oficializada no Diário Oficial do município nesta sexta-feira (14).

As declarações foram dadas durante um fórum da Ordem Brasileira dos Advogados (OAB), que debatia justamente o impacto das tragédias ambientais decorrente das mudanças climáticas.

Segundo o G1, em nota, a Prefeitura de São Paulo informou que, "após reunião na tarde de hoje (13) com o prefeito Ricardo Nunes, o secretário Antonio Fernando Pinheiro Pedro será exonerado, a pedido. Tamires Carla de Oliveira, atual chefe de gabinete da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, ocupará o cargo interinamente. A alteração será publicada no Diário Oficial do Município na edição de amanhã (14)".

Além disso, ainda em nota, o secretário também afirmou que "nada do que foi dito, se enquadra no contexto 'negacionista' impingido de forma difamatória nas redes sociais. Muito menos a ação efetiva da gestão se enquadra nesse conflito artificialmente criado. Fui vítima de um crime: DIFAMAÇÃO. Tenho quatro décadas de trabalhos dignos desenvolvidos em prol do meio ambiente de da construção da própria legislação ambiental e do clima".

Relembre o caso

O secretário de Mudanças Climáticas da Prefeitura de São Paulo, Antônio Fernando Pinheiro Pedro, fez uma declaração polêmica sobre o enfrentamento dos problemas ambientais do planeta e da capital paulista.

Segundo ele, o "planeta se salva sozinho" do aquecimento global e criticou pesquisas científicas na área.

A afirmação foi feita durante um fórum da Ordem Brasileira dos Advogados (OAB), que debatia justamente o impacto das tragédias ambientais decorrente das mudanças climáticas.

As declarações negacionistas provocaram reações negativas dos especialistas e convidados do evento. A procuradora federal Georgia Sena Martins, Doutora em Geociências pela Unicamp, chegou a rebater as afirmações apontando o negacionismo do secretário.

“O senhor é um negacionista. Nada do que o senhor está falando tem um mínimo de fundamento científico. O senhor está falando com base em achismos, (...) está negando as mudanças climáticas e falando um rosário de besteiras”.

Em entrevista à GloboNews, o secretário tentou se defender e justificou que suas afirmações foram retiradas de contexto. Ele também disse que conversou com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e que não foi falado sobre entrega de cargo ou demissão.

"O ser humano é parte do planeta. O planeta se salva sozinho, geralmente se livrando do que está na superfície dele. Foi o que eu disse, se nós começarmos a incomodar demais, causando as alterações do clima, o que vai acontecer conosco na superfície do planeta? Nós desaparecemos. Agora, você acha que o planeja desaparece junto? Não, ele vai continuar."

Compartilhe  

últimas notícias