Diário de São Paulo
Siga-nos
São Paulo

São Paulo: Tarifa Zero começa neste domingo (17) na cidade

A iniciativa visa estimular o uso do transporte público e facilitar o acesso da população a atividades de lazer

São Paulo: Tarifa Zero começa neste domingo (17) na cidade. - Imagem: reprodução freepik
São Paulo: Tarifa Zero começa neste domingo (17) na cidade. - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 14/12/2023, às 17h21


A partir deste domingo, dia 17, a cidadede São Paulo adotará uma tarifa zeroaos domingos, bem como durante as celebrações de Natal (25/12), Ano Novo (1º/1) e no Aniversário de São Paulo (25/1). A prefeitura anunciou essa medida na última segunda-feira, destacando que a iniciativa visa estimular o uso do transporte público e facilitar o acesso da população a atividades de lazer.

Em um pronunciamento, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) explicou que a implementação da tarifa zero integra uma estratégia de inclusão social voltada para a população de baixa renda. Além disso,  conforme informações do portal Metrópoles, o custo anual dessa medida, que oferece gratuidade nos domingos, está estimado em R$280 milhões.

Durante todo o domingo, a isenção de tarifa estará em vigor a partir da meia-noite. Para os usuários do bilhete único, basta aproximar o cartão do validador na catraca, eliminando a cobrança da tarifa. Aqueles que não possuem o bilhete único receberão auxílio do cobrador ou do motorista, responsáveis por liberar a passagem. 

É importante observar que a gratuidade se aplica exclusivamente aos ônibus municipais sob a gestão da SPTrans. Vale ressaltar que Metrô, CPTM e ônibus intermunicipais da EMTU estão sob a responsabilidade do governo estadual e não estão inclusos no programa Tarifa Zero.

Compartilhe  

últimas notícias