Diário de São Paulo
Siga-nos
Lei do Clima

São Paulo lidera no Brasil com 489 ônibus elétricos, mas enfrenta desafios para crescer

Atualmente, 3,7% dos coletivos utilizam energia limpa, enquanto a meta para 2024 era de 20%

São Paulo lidera no Brasil com 489 ônibus elétricos - Imagem: Reprodução | SECOM- SP
São Paulo lidera no Brasil com 489 ônibus elétricos - Imagem: Reprodução | SECOM- SP

por Marina Milani

Publicado em 09/12/2024, às 07h08


São Paulo conta com 489 ônibus elétricos, incluindo modelos a bateria e trólebus. Este número representa o maior avanço na eletrificação de transporte público no Brasil. Apesar disso, alcançar a marca de 20% da frota movida a energia limpa exige superar barreiras relacionadas a custos e infraestrutura.

  • Custo elevado: A aquisição de ônibus elétricos é substancialmente mais cara que os modelos a diesel. Para viabilizar o processo, a Prefeitura implementou um modelo de subvenção, cobrindo a diferença de preço diretamente com os fabricantes. Até agora, quase R$ 500 milhões foram destinados a 219 novos ônibus elétricos.
  • Eficiência econômica: Segundo a Prefeitura, o modelo reduz custos a longo prazo. Estima-se uma economia de R$ 4,7 bilhões em relação a outras formas de financiamento.

Um dos principais desafios é a adequação das garagens para recarregar os ônibus. Um estudo indicou que 90% das garagens podem operar com até 50 ônibus elétricos sem grandes reformas, mas ampliações mais significativas demandariam cerca de R$ 2 bilhões.

A Enel, responsável pela rede elétrica, e sua subsidiária Enel X estão em diálogo com as operadoras de transporte para implementar as adaptações necessárias.

A Lei do Clima (16.802/2018) determina que 50% da frota municipal use energia limpa até 2028. Isso exige a ampliação de 14 vezes no número atual de ônibus elétricos, além de melhorias na infraestrutura e parcerias com empresas do setor.

O que dizem as partes

  • Prefeitura: Destaca que São Paulo já tem a maior frota de ônibus elétricos do Brasil e segue comprometida com as metas ambientais, investindo na modernização do transporte público.
  • SPTrans: Trabalha para alinhar a entrega de veículos à capacidade de produção e ao avanço na estrutura de carregamento.
  • Enel e Enel X: Garantem suporte técnico para energizar as garagens e contribuir para o sucesso do projeto.

O desafio agora é acelerar a instalação de infraestrutura para suporte à frota elétrica e ampliar os investimentos, garantindo a sustentabilidade do transporte público paulistano.