Diário de São Paulo
Siga-nos

São Paulo investe R$ 50 milhões para reduzir fila de cirurgias no SUS

A lista de espera, no entanto, passa de 50 mil apenas na capital

Cirurgia ortopédica. - Imagem: Divulgação / Hospital Israelita Albert Einstein
Cirurgia ortopédica. - Imagem: Divulgação / Hospital Israelita Albert Einstein

Marina Roveda Publicado em 30/11/2023, às 08h26


Nesta quarta-feira (29), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), revelou planos para um mutirão visando reduzir a fila de cirurgias ortopédicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ação será direcionada aos cerca de 26 mil pacientes em condição pré-operatória que aguardam por procedimentos de média e alta complexidade em todo o estado.

Os hospitais começarão a chamar os pacientes a partir da próxima semana, e o investimento previsto para essa iniciativa é de R$ 50 milhões. O secretário estadual da saúde, Eleuses Paiva, afirmou que todos os hospitais conveniados ao SUS em São Paulo podem aderir ao Mutirão da Ortopedia.

"Entendemos que, desta forma, devemos acabar com o colapso das cirurgias de ortopedia nos próximos 24 meses", destacou Paiva. Ele ressaltou que, ainda neste ano, a meta é se aproximar ao máximo do número total de 26 mil cirurgias, enquanto para 2024, com a implementação da Tabela SUS Paulista e o incremento planejado, o mutirão pode ser mantido durante todo o ano.

Contudo, vale mencionar que a fila para cirurgias ortopédicas é substancialmente maior, com mais de 50 mil pessoas aguardando apenas na capital paulista, segundo dados divulgados em junho deste ano pelo g1. Desde o início do ano, a prefeitura de São Paulo tem pressionado o estado para a criação de uma fila única, alegando que as cirurgias ortopédicas são as que mais impactam a espera no município devido à sua alta complexidade.

O secretário da Saúde da capital, Luiz Carlos Zamarco, enfatiza que uma das dificuldades é a falta de uma fila de espera única em todo o estado, o que gera distorções. Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, confirmou que a medida para implementação de uma fila única será efetivada apenas em 2024.

Compartilhe  

últimas notícias