Diário de São Paulo
Siga-nos
Vacinação

São Paulo inicia Campanha de Vacinação contra a Poliomielite nesta segunda-feira (27)

Governo do Estado garante a imunização gratuita para crianças de 1 a 4 anos

São Paulo inicia Campanha de Vacinação contra a Poliomielite nesta segunda-feira (27) - Imagem: Reprodução/Fotos Públicas
São Paulo inicia Campanha de Vacinação contra a Poliomielite nesta segunda-feira (27) - Imagem: Reprodução/Fotos Públicas

Gabrielly Bento Publicado em 27/05/2024, às 11h35


A partir desta segunda-feira (27), o Governo de São Paulo, junto com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP), dá início à Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil.

De acordo com o site do Governo, a iniciativa, que se estende até 14 de junho, tem como objetivo aumentar as taxas de cobertura vacinal e garantir a proteção das crianças contra essa doença grave.

A vacina contra a poliomielite é gratuita e está disponível em todas as Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas do estado, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados nas AMAs/UBSs Integradas, no mesmo horário.

Pais e responsáveis devem levar seus filhos, de 1 a 4 anos de idade, para receber a dose da vacina, mesmo que já tenham recebido outras no passado, acompanhadas da caderneta de vacinação.

A campanha de vacinação irá usar as vacinas inativada contra poliomielite (VIP) para bebês com menos de um ano de idade e a vacina oral contra poliomielite (VOP), popularmente conhecida como gotinha, para crianças de 1 a 4 anos de idade, conforme as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Na capital paulista, a meta é imunizar 588.307 crianças, sendo 128.490 com menos de um ano de idade e 459.817 entre 1 e 4 anos.

Segundo o G1, dados do Painel de Monitoramento da Coberturas Vacinais do Ministério da Saúde afirmam que em 2023 a cobertura vacinal contra a poliomielite no estado de São Paulo foi de 85,65%. Já em 2022, a cobertura vacinal ficou abaixo da meta, com apenas 77,13%.

Compartilhe  

últimas notícias