Plano de investimentos pós desestatização foca na universalização dos serviços e na redução drástica da poluição dos rios tietê e pinheiros

Redação Publicado em 07/01/2026, às 18h05
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) detalhou nesta quarta-feira (07), o seu cronograma de investimentos para o ano de 2026, com foco na entrega de 10 novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) em diversos municípios paulistas.
O anúncio faz parte do compromisso assumido após o processo de desestatização, que prevê o aporte de R$ 68 bilhões até 2029 para garantir a universalização do acesso a água potável e coleta de esgoto em todas as localidades atendidas pela companhia.
A expansão da rede de tratamento é vista como a peça-chave para o sucesso de programas ambientais como o IntegraTietê, que busca reduzir o despejo de detritos nos principais cursos d'água do estado.
Com a entrada em operação das novas unidades, a Sabesp estima incluir mais de 1 milhão de residências no sistema de tratamento, melhorando os indicadores de saúde pública e preservação ambiental. A gestão da Sabesp enfatiza que a nova estrutura de capital permite uma agilidade inédita na execução de obras complexas, como a construção de coletores-tronco e interceptores em áreas de difícil acesso.
O governador Tarcísio de Freitas tem ressaltado que o saneamento básico é o "maior legado social" de sua administração, gerando benefícios imediatos na redução de doenças de veiculação hídrica e na valorização imobiliária. Em 2026, a companhia também priorizará a modernização das estações já existentes com tecnologias que permitem o reuso de água e a geração de energia a partir de biogás.
A meta de universalização, antecipada para 2029, coloca São Paulo na vanguarda do setor de saneamento no Brasil, servindo de exemplo de como investimentos estruturantes podem transformar a realidade socioambiental de milhões de pessoas.
Os novos contratos de obras já estão em andamento, e a Sabesp mantém canais abertos com as prefeituras para alinhar as intervenções locais com o plano diretor de saneamento estadual.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Caso Deolane: delegada faz revelação bombástica que pode mudar rumo da investigação

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Por que Ricardo Gontijo se tornou um dos empresários mais controversos da construção civil

Rio Preto registra três furtos de veículos em apenas seis horas

Michelle Bolsonaro pede união entre aliados após atrito com Flávio Bolsonaro

Mãe de menino e auxiliar de enfermagem são encontrados mortos após tentativa de sequestro em SP

Vereador do PT é preso em operação que investiga lavagem de dinheiro do PCC em São Paulo

TCU recebe evento de lançamento de livro de Vital do Rêgo Filho

Ex-chefe de gabinete de Carlos Bolsonaro vira réu por suposto esquema de rachadinha na Câmara do Rio