Diário de São Paulo
Siga-nos
ABASTECIMENTO

Sabesp instala caixas-d’água gratuitas para famílias de baixa renda na Grande SP

Sabesp lança programa para instalação gratuita de caixas-d'água em residências de baixa renda na Grande São Paulo, visando mitigar a redução da pressão na rede

Sabesp instala caixas-d’água gratuitas para famílias de baixa renda na Grande SP - Imagem: Divulgação / Sabesp
Sabesp instala caixas-d’água gratuitas para famílias de baixa renda na Grande SP - Imagem: Divulgação / Sabesp

William Oliveira Publicado em 30/10/2025, às 13h28


A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) anunciou uma nova iniciativa voltada para a instalação gratuita de caixas-d’água em residências de famílias de baixa renda na Grande São Paulo. O objetivo é fornecer suporte a quem não dispõe de reservatório adequado e mitigar os efeitos da redução da pressão noturna, medida adotada pela companhia para preservar os reservatórios.

O projeto, intitulado Programa Reserva Certa, beneficiará moradores cadastrados nas tarifas Vulnerável, Social e Social 2. A seleção será feita entre famílias que residem em áreas elevadas ou distantes do sistema de abastecimento, localidades que enfrentam maiores desafios durante manutenções ou interrupções. Os clientes podem verificar a inclusão no programa consultando sua conta de água.

Etapas da instalação:

  1. Verificação de elegibilidade: A Sabesp confirmará se o imóvel está inscrito nas tarifas Social, Social 2 ou Vulnerável e se está situado em área elevada ou afastada do sistema de abastecimento.
  2. Vistoria técnica: Nos imóveis elegíveis, será realizada uma inspeção em até sete dias corridos. O relatório técnico avaliará a viabilidade da instalação. Se aprovado, o cliente será notificado e a instalação será agendada em até 20 dias, com flexibilidade para datas específicas.
  3. Instalação da caixa-d’água: A equipe da Sabesp executará a instalação e fornecerá orientações sobre uso eficiente da água, incluindo limpeza do reservatório a cada seis meses.

A Sabesp reforça que, conforme a Norma Técnica Brasileira (NBR 5626), as residências devem possuir caixa-d’água instalada, garantindo que todas as torneiras, chuveiros e demais pontos de saída de água estejam conectados ao reservatório.


últimas notícias