Diário de São Paulo
Siga-nos

Rodízio de veículos retorna com o fim do feriado e volta às aulas na rede particular

Rede pública de ensino tem retorno em datas distintas: 05 e 15 de fevereiro

Trânsito. - Imagem: Reprodução | Freepik
Trânsito. - Imagem: Reprodução | Freepik

Marina Milani Publicado em 29/01/2024, às 07h18


Com o retorno das aulas na rede particular de ensino em São Paulo nesta segunda-feira (29), também é retomado o rodízio municipal de veículos na capital paulista, suspenso desde quinta-feira (25), em celebração ao aniversário da cidade.

Segundo informações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), nesta segunda-feira, das 07h às 10h e das 17h às 20h, a circulação de veículos com placas de final 1 e 2 estará proibida. O rodízio na cidade ocorre de segunda a sexta-feira, com a seguinte distribuição:

  • Segundas-feiras: placas com final 1 e 2;
  • Terças-feiras: placas com final 3 e 4;
  • Quartas-feiras: placas com final 5 e 6;
  • Quintas-feiras: placas com final 7 e 8;
  • Sextas-feiras: placas com final 9 e 0.

Durante o rodízio, a circulação de veículos no Centro Expandido é restrita, abrangendo vias como as marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Escragnole Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo, avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

É importante ressaltar que transitar em locais e horários não permitidos pelo Código de Trânsito Brasileiro implica infração de trânsito, resultando em multa no valor de R$ 130,16 e acréscimo de 4 pontos no prontuário do motorista.

Quanto ao retorno às aulas, na rede pública, a data varia: 05 de fevereiro para escolas municipais e 15 de fevereiro para escolas estaduais. Essa diferença de datas busca organizar o retorno gradual dos estudantes.

Vale destacar que a suspensão temporária do rodízio para veículos de passeio, anunciada pela Prefeitura de São Paulo, não se aplica a veículos pesados (caminhões) e outras restrições, como a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF), que permanecem em vigor normalmente.

Com a retomada do rodízio, a cidade busca manter um equilíbrio no tráfego e garantir a mobilidade urbana, especialmente em horários de pico.

Compartilhe  

últimas notícias