O elevador de carga caiu do 17º andar, e as causas do acidente estão sendo investigadas

Gabriela Thier Publicado em 19/05/2025, às 18h06
Na manhã desta segunda-feira (19), um grave acidente ocorrido na obra de um condomínio residencial no Butantã, na Zona Oeste de São Paulo, resultou na morte de três operários. O incidente envolveu a queda de um elevador de carga, e as circunstâncias que levaram ao acidente ainda estão sendo investigadas.
De acordo com informações fornecidas pelo Corpo de Bombeiros, o episódio se deu nas proximidades do km 18 da Rodovia Raposo Tavares. O elevador, conhecido como "elevador de cremalheira", despencou do 17º andar da construção. Este tipo de equipamento é projetado para se mover ao longo de trilhos verticais instalados externamente aos prédios, permitindo o transporte tanto de materiais quanto de pessoas.
Os três trabalhadores, com idades de 43, 26 e 20 anos, tiveram suas mortes confirmadas no local do acidente. Além das vítimas fatais, uma quarta pessoa necessitou de atendimento médico e foi levada a um hospital após passar mal ao testemunhar a tragédia.
Seis equipes do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para prestar socorro e lidar com a situação. Em nota oficial, o condomínio Reserva Raposo expressou seu pesar pelas mortes e informou que está cobrando esclarecimentos da construtora responsável pela obra. "O Reserva Raposo está acompanhando de perto todas as providências e reforça seu compromisso com a segurança, a transparência e o respeito à vida", afirmou a nota.
A BRZ Construtora, responsável pela obra, comunicou que as causas do acidente estão sendo apuradas e que a perícia técnica da polícia já foi acionada. A empresa também manifestou solidariedade às famílias das vítimas neste momento difícil e destacou que está colaborando com as investigações e fornecendo todas as informações requeridas pelas autoridades competentes.
A Prefeitura de São Paulo lamentou as fatalidades e assegurou que a obra possuía os alvarás necessários para sua realização. Para verificar as condições do local após o acidente, equipes da subprefeitura do Butantã e da Defesa Civilforam enviadas para realizar uma vistoria.
Leia também

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

Apoiadora de Bolsonaro realiza vigília em condomínio mesmo após restrição imposta por Moraes

Exame do IML não detecta lesões em menina de 4 anos; polícia segue com investigação em caso de clube social

Caiado promete pacote de reformas no primeiro dia de governo e inclui mudanças no STF

Thiago Brennand vai se casar com advogada que atua em sua defesa criminal

Justiça bloqueia veículos de empresa de Ana Hickmann em ação por cheques sem fundo

PF investiga suposta fraude financeira no Banco Digimais, ligado a Edir Macedo