Defesa Civil emite alerta para as temperaturas elevadas que ainda persistem na capital
Sabrina Oliveira Publicado em 09/09/2024, às 12h34
A cidade de São Paulo enfrenta uma semana marcada por calor intenso e baixa umidade, com as temperaturas elevadas persistindo até o fim da semana, segundo as previsões da Climatempo. De acordo com os meteorologistas, a máxima deve alcançar 34°C até a sexta-feira (13), com mínimas em torno de 19°C, mantendo o clima seco e quente. Somente no sábado (14) é que uma leve mudança no tempo está prevista, trazendo alívio para os paulistanos, quando a máxima cairá para 26°C.
Neste domingo (8), os termômetros marcaram 34°C, enquanto a umidade relativa do ar chegou a alarmantes 20%, bem abaixo dos índices considerados ideais pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que variam entre 50% e 80%. Por conta disso, a Defesa Civil decretou estado de atenção para as altas temperaturas na capital. Este cenário, além de causar desconforto, também aumenta o risco de queimadas, que já se espalham por várias regiões do estado.
A previsão indica que, ao longo da semana, o calor continuará com força. Na segunda-feira (9), a máxima esperada é de 33°C, e os dias seguintes seguirão o mesmo padrão, com temperaturas que podem atingir 35°C na sexta-feira. A baixa umidade do ar também será uma preocupação, especialmente em regiões que enfrentam índices ainda mais críticos, com registros próximos de 15%.
O calor extremo tem favorecido o surgimento de focos de incêndio, e neste domingo, pelo menos oito cidades do estado já haviam reportado queimadas ativas. A Defesa Civil renovou seu alerta para o risco elevado de incêndios, que se estende até a terça-feira (10), ressaltando a necessidade de cuidados redobrados por parte da população.
A mudança de clima, com a esperada queda nas temperaturas, só deve ocorrer no sábado (14), quando a máxima vai cair para 26°C. No domingo (15), a previsão é de um dia mais ameno, com temperaturas entre 17°C e 21°C.
Leia também
Após perda do filho e divórcio, Cafu curte viagem com nova namorada
Aprígio dispara na liderança e se consolida como favorito em Taboão da Serra
Sob risco de fiasco, Bolsonaro abandona candidatos na reta final
Casal que torturava seus filhos dão detalhes de como faziam as atrocidades
Picanha dispara 43% com avanço das queimadas, revela pesquisa
SP Amplia Segurança no Verão com 600 Guarda-Vidas Adicionais para Praias e Represas
Polícia civil fecha central de golpes bancários e investiga quadrilha especializada em fraudar idosos
Idosa leva golpe de quase mil reais no litoral de São Paulo
ATENÇÃO: Prazo para baixar ou atualizar o e-Título termina neste sábado (5)
Tudo que você precisa saber sobre as eleições municipais