Diário de São Paulo
Siga-nos
Meio Ambiente

Prefeitura de SP pretende ampliar as cooperativas de reciclagem em 30%

A gestão oferece cerca de 50 vagas para habilitação e incubação

O objetivo da Prefeitura de SP é impulsionar as cooperativas que atuam na coleta de resíduos recicláveis - Imagem: Freepik
O objetivo da Prefeitura de SP é impulsionar as cooperativas que atuam na coleta de resíduos recicláveis - Imagem: Freepik

Mateus Omena Publicado em 06/07/2023, às 12h13


A Prefeitura de São Paulo abriu inscrições para 50 vagas para habilitação e incubação das cooperativas de reciclagem da cidade de São Paulo.

A medida partiu da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio do programa SP Coopera, que tem como foco o suporte e impulsionamento do setor na cidade, fortalecendo as cooperativas que atuam na coleta de resíduos recicláveis.

De acordo com a gestão de Ricardo Nunes (MDB), os processos de habilitação e incubação serão feitos de maneira isolada, pensando em cada tipo de organização que se inscrever.

A iniciativa foi lançada na última quinta-feira (29), durante a oficina “Diálogos Sobre a Economia Verde: Cooperativismo”, que abordou os desafios da economia circular e do ecossistema do cooperativismo de reciclagem na cidade de São Paulo. O evento, realizado no Centro de Inovação Verde Bruno Covas - Hub Green Sampa, faz parte da Semana Municipal do Cooperativismo, que ocorre até 1º de julho, com o objetivo de debater o tema na cidade, com foco na geração de renda e o desenvolvimento econômico das cooperativas e dos cooperados da capital.

“O prefeito Ricardo Nunes tem um olhar especial para a questão dos resíduos sólidos e coleta seletiva na cidade. Atualmente a cidade conta com 23 cooperativas habilitadas, que geram renda de cerca de 900 famílias”, declarou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

E acrescentou: “Com este chamamento conseguiremos entender ainda melhor o setor, para que possamos apoiar os trabalhadores e cooperados de maneira ampla e mais aprimorada, oferecendo para cada cooperativa o serviço e suporte que ela realmente precisa para crescer e se consolidar”.

Como conseguir a habilitação?

Segundo a Prefeitura, o edital, que ficará aberto de 10 de julho até 08 de agosto, tem como objetivo inserir novas cooperativas no sistema, expandindo o número atual de habilitadas de 23 para 30. As entidades cadastradas receberão suporte e apoio em diversos eixos como pagamento de contas e aluguéis, suporte técnico de especialistas da área e compra de equipamentos de proteção individual.

No total, 20 cooperativas receberão auxílios para pagamento de aluguel e de despesas com o fornecimento de energia elétrica e água; aquisição de equipamentos de proteção individual - EPI's, além de acompanhamento, apoio técnico e disponibilização de resíduos recicláveis. Outras 10 organizações poderão contar com os mesmos benefícios, com exceção do pagamento de aluguel do espaço de trabalho.

Para quem estiver interessado em participar, as cooperativas precisam preencher uma série de requisitos como estarem situadas na cidade de São Paulo; não possuir fins lucrativos; ser constituídas por maioria de cooperados de baixa renda; ter o número mínimo de sete cooperados, para cooperativas de trabalho, ou 20 membros, no caso de cooperativas tradicionais; ter comprovante de inscrição no Cadastro Municipal Único de Entidades Parceiras do Terceiro Setor - CENTS, ou, no caso de entidades não cadastradas, formulário de solicitação de inscrição no CENTS; contar com esteira ou bancada de separação de resíduos, balança digital e prensa.

Será necessário preenchimento do plano de trabalho do edital e apresentar os documentos de habilitação até 08 de agosto na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, na Av. São João - 473, 5º andar, das 10h às 16h. Após a entrega dos documentos, a Comissão de Seleção terá o prazo de 10 dias corridos, contados a partir do encerramento do período de envio da documentação, para análise dos dados apresentados.

Confira o edital completo em www.prefeitura.sp.gov.br/spcoopera

Compartilhe  

últimas notícias