Diário de São Paulo
Siga-nos
Alerta!

Prefeitura de SP interdita quarteirão de imóveis com risco de desabar na Cracolândia

A região da rua Helvétia e do Largo Sagrado Coração de Jesus ficou completamente bloqueada

Prefeitura de SP interdita quarteirão de imóveis com risco de desabar na Cracolândia - Imagem: reprodução Danilo Verpa via Folha de S.Paulo
Prefeitura de SP interdita quarteirão de imóveis com risco de desabar na Cracolândia - Imagem: reprodução Danilo Verpa via Folha de S.Paulo

Vitória Tedeschi Publicado em 04/05/2023, às 10h17


Na manhã desta quinta-feira (04), a Prefeitura de São Paulo interditou um quarteirão inteiro formado por imóveis com risco de desabamento na região da Cracolândia, no Centro de São Paulo. 55 casarões foram isolados, sendo que 20 deles são tombadas.

De acordo com o g1, as edificações tombadas serão revitalizadas. As demais, demolidas. Os imóveis estão localizados nas ruas Helvétia, Glete, Dino Bueno, Barão de Piracicaba e no Largo Coração de Jesus. As demolições devem ser iniciadas nas próximas semanas.

No entanto, para dar prosseguimento ao processo de demolição, ainda falta obter na Justiça mandados de imissão de posse de dois imóveis. "A demolição é realizada após uma avaliação para evitar danos nas estruturas tombadas", informou o prefeito Ricardo Nunes (MDB), em nota à Folha de S.Paulo.

A medida foi uma determinação da Defesa Civil e aconteceu em fevereiro deste ano, quando um muro caiu sobre um carro e deixou três pessoas feridas, segundo a gestão municipal. Além disso, também faz parte de um conjunto do Programa Redenção, que prevê requalificação da área e oferecer tratamento a dependentes químicos.

De acordo com o secretário executivo de planejamento estratégico, Alexis Vargas, as desapropriações foram atrasadas por conta da pandemia de Covid, e os isolamentos foram feitos para evitar que as áreas sejam invadidas. As obras de estabilização serão iniciadas na próxima semana.

"A prefeitura tem um projeto extenso em parceria com o estado de revitalização daquela área. São 55 imóveis nesta fase que estamos agora a desapropriação dos imóveis. Como tem muita invasão nesses imóveis, as pessoas que invadem acabam roubando elementos estruturais dos imóveis. A gente, então, está ampliando ali a segurança para evitar essas invasões", disse ao g1.
Compartilhe  

últimas notícias