Declarações sobre representação de São Paulo no Senado motivaram decisão do partido

Letícia Sales Publicado em 08/04/2026, às 14h28
O prefeito de São Caetano do Sul, Tite Campanella, foi expulso do Partido Liberal na terça-feira (7), após fazer críticas públicas ao senador Marcos Pontes durante um evento oficial no município.
As declarações ocorreram no dia 25 de março, durante uma sessão solene na Câmara Municipal que homenageou o deputado federal Guilherme Derrite. Na ocasião, Campanella questionou a atuação dos representantes paulistas no Senado.
“São Paulo é o estado mais rico, mais importante do país e tem a pior representatividade no Senado de toda a União”, afirmou o prefeito. “Duvido que lembrem o nome de um dos três”, completou.
Atualmente, São Paulo é representado no Senado por Marcos Pontes, filiado ao PL, além de Mara Gabrilli e Giordano.
Após a repercussão das falas, o partido decidiu pela expulsão de Campanella. O prefeito, por sua vez, lamentou a saída e indicou divergências políticas locais como parte do contexto.
“Lamento, ainda, que, com minha saída, o PL de São Caetano do Sul ficará entregue a lideranças aliadas a Lula e Alckmin”, declarou.
Campanella também manifestou apoio à possível candidatura de Guilherme Derrite, ex-secretário da Segurança Pública de São Paulo, reforçando seu alinhamento político fora da estrutura partidária atual.
Leia também

Motorista de Porsche morre após colisão contra mureta na Rodovia dos Imigrantes

A Fazenda 18 já tem data de estreia; saiba qual

Detran-SP registra quase 500 mil multas por atraso na transferência de veículos

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Mais de 900 cobras venenosas vão parar nas ruas após enchente na China; vídeo é assustador

Dino bloqueia R$ 6,15 milhões de Eduardo Cunha em apuração sobre emendas parlamentares

PT pede ao STF que Bolsonaro perca prisão domiciliar após carta divulgada por Flávio

Hapvida amplia uso de energia renovável, avança em diversidade e consolida IA na assistência, mostra Relatório de Sustentabilidade

Caminhoneiros iniciam paralisação para pressionar Senado por votação da MP do Frete

Polícia investiga festa com fuzis que celebrou 19 anos do TCP no Complexo de Israel