Mário Longato lecionava na USCS e era coordenador de curso na Fatec, deixando um legado importante na educação.

Gabriela Nogueira Publicado em 10/09/2025, às 19h40
Um trágico caso de violência urbana em São Paulo culminou na morte do professor universitário Mário Eugênio Longato, de 66 anos, durante uma tentativa de assalto no Ipiranga, na Zona Sul da cidade. O crime, que ocorreu na madrugada do dia 5 de maio, é investigado como latrocínio, caracterizado pelo roubo seguido de morte.
Na quarta-feira, 10 de maio, a Polícia Civil anunciou a prisão de Thiago Alexandre Reis da Silva, um jovem de 18 anos suspeito de ser um dos responsáveis pelo assassinato. A investigação conduzida pela Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) levou à apreensão de uma motocicleta, capacetes e vestimentas que foram supostamente utilizadas durante a ação criminosa.
Além da prisão de Thiago, um adolescente também foi levado à delegacia após a polícia localizar uma segunda motocicleta em sua residência, a qual estava relacionada ao incidente que resultou na morte do professor Longato.
Imagens capturadas por câmeras de segurança mostram os momentos que antecederam o crime. Os suspeitos abordaram motoristas na Rua do Manifesto; uma das vítimas conseguiu escapar ao acelerar seu veículo mesmo sob a ameaça armada. Logo em seguida, Mário Eugênio Longato foi abordado. Apesar de ter reduzido a velocidade ao notar a arma apontada para ele, o professor decidiu acelerar para escapar. Um disparo foi efetuado e atingiu suas costas. Mesmo ferido, Longato dirigiu por alguns metros até perder o controle e colidir contra um poste.
O professor foi socorrido e levado ao Hospital São Camilo, onde infelizmente não resistiu aos ferimentos. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) confirmou as circunstâncias do evento trágico.
Mário Eugênio Longato era um respeitado educador com 27 anos de experiência no ensino superior. Ele lecionava na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), onde era elogiado por sua dedicação nas áreas de Tecnologia da Informação e Engenharia. A instituição manifestou seu pesar pela perda do professor, reconhecendo seu "legado de conhecimento e compromisso acadêmico".
Além disso, Longato também atuava como coordenador do curso de Segurança da Informação na Faculdade de Tecnologia (Fatec) São Caetano do Sul há mais de uma década. O Centro Paula Souza (CPS), entidade responsável pelas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs), lamentou profundamente o falecimento e ressaltou a contribuição significativa que ele fez para a formação dos alunos ao longo de sua carreira.
A tragédia trouxe à tona discussões sobre a segurança pública na região e deixou amigos, familiares e alunos em luto pela perda do educador querido por todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo.
Leia também

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

Apoiadora de Bolsonaro realiza vigília em condomínio mesmo após restrição imposta por Moraes

Exame do IML não detecta lesões em menina de 4 anos; polícia segue com investigação em caso de clube social

Caiado promete pacote de reformas no primeiro dia de governo e inclui mudanças no STF

Thiago Brennand vai se casar com advogada que atua em sua defesa criminal

Justiça bloqueia veículos de empresa de Ana Hickmann em ação por cheques sem fundo

PF investiga suposta fraude financeira no Banco Digimais, ligado a Edir Macedo