Diário de São Paulo
Siga-nos
Crime

Oito municípios paulistas enfrentam ondas de incêndios

Fogo destroi fauna e flora em diversas cidades no interior de São Paulo

Oito municípios paulistas enfrentam ondas de incêndios - Imagem: Reprodução/Fotos Públicas
Oito municípios paulistas enfrentam ondas de incêndios - Imagem: Reprodução/Fotos Públicas

Gabrielly Bento Publicado em 10/09/2024, às 10h20


Uma onda de incêndios tem assolado oito municípios do interior de São Paulo. As cidades de Dois Córregos, Elias Fausto, General Salgado, Itirapuã, Mairiporã, Pedregulho, Santo Antônio do Aracanguá e São João da Boa Vista estão em estado de alerta máximo devido aos focos de incêndio ativos em suas áreas.

Segundo dados da Defesa Civil, o estado registrou um aumento significativo no número de focos de incêndio em 2024, com agosto sendo o mês com maior número de ocorrências desde 1998. Essa situação tem gerado preocupação em relação aos impactos ambientais, à saúde da população e às propriedades afetadas.

De acordo com o Metrópoles, atualmente, 48 cidades estão sob alerta máximo devido a queimadas. O governo paulista continua com o gabinete de crise ativo e está acompanhando de perto a situação dos incêndios.

Sendo eles: Águas da Prata, Alumínio, Altinópolis, Arealva, Barrinha, Batatais, Bebedouro, Bernardino de Campos, Boa Esperança do Sul, Brodowski, Coronel Macedo, Dourado, Iacanga, Ibitinga, Itápolis, Itirapina, Jaú, Luís Antônio, Lucélia, Monte Alegre do Sul, Monte Azul Paulista, Morro Agudo, Nova Granada, Paulo de Faria, Pedregulho, Piracicaba, Pirapora do Bom Jesus, Pitangueiras, Pontal, Pompeia, Pradópolis, Presidente Epitácio, Sabino, Salmourão, Santo Antônio da Alegria, Santo Antônio do Aracanguá, São Luís do Paraitinga, São Simão, Sertãozinho, Tabatinga, Taquarituba, Tambaú, Torrinha, Turiúba, Ubarana, Urupês.

Vale reforçar que o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil decidiu estender até esta terça-feira (10) o aviso de risco elevado para incêndios em todo o estado.

De acordo com o CGE, as condições climáticas previstas podem levar as temperaturas a alcançarem 39°C, com a umidade relativa do ar caindo abaixo dos 15% e ventos fortes.

Compartilhe