Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

Médicos promovem mutirão para remover tumores sem cortes em SP

A iniciativa recebeu o nome de "Dia Nacional da Ablação no SUS"

Médicos promovem mutirão para remover tumores sem cortes em SP. - Imagem: reprodução freepik
Médicos promovem mutirão para remover tumores sem cortes em SP. - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 13/12/2023, às 14h49


Nesta quarta-feira (13), oncologistas e intervencionistas médicos, estão unindo esforços para promover  um mutirão dedicado à implementação de um inovador procedimento no tratamento do câncer: a remoção de tumoressema necessidade de cortes tradicionais, uma técnica denominada de "ablação por radiofrequência ou micro-ondas".

Essa técnica será aplicada em um único dia, abrangendo 20 cirurgias para a extirpação de tumores malignos por meio da ablação. Conforme informações do portal G1, as intervenções acontecerão em instituições públicas localizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

A iniciativa que recebeu o nome de "Dia Nacional da Ablação no SUS",  tem como  objetivo possibilitar que mais pacientes com câncer, que são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tenham acesso a esse tipo de tratamento

Como funciona o procedimento? 

A ablação por radiofrequência ou micro-ondas é um procedimento minimamente invasivo utilizado no tratamento de câncer. Durante a ablação, uma sonda especial é guiada até o tumor, geralmente por meio de imagens, como ultrassom ou tomografia. Uma vez posicionada, a sonda emite energia de radiofrequência ou micro-ondas para aquecer e destruir as células cancerígenas.

Essa técnica é especialmente eficaz para tumores pequenos e localizados, evitando a necessidade de uma cirurgia convencional. O calor gerado pela sonda destrói as células cancerígenas, enquanto o tecido circundante saudável é preservado.

Este método oferece benefícios como uma recuperação mais rápida e uma menor necessidade de tempo de internação, representando uma alternativa valiosa em determinados casos no tratamento do câncer.

Compartilhe  

últimas notícias