Diário de São Paulo
Siga-nos
Viamobilidade

Governo de SP anuncia nova estação na Linha 10- Turquesa, pertencente ao ABC Paulista

A nova estação da CPTM ficará no local da antiga parada Pirelli e que também futuramente fará parte da linha até Guarulhos

Governo de SP anuncia nova estação na Linha 10- Turquesa, pertencente ao ABC Paulista - Imagem: Divulgação / CPTM
Governo de SP anuncia nova estação na Linha 10- Turquesa, pertencente ao ABC Paulista - Imagem: Divulgação / CPTM

Milleny Ferreira Publicado em 09/04/2024, às 11h58


Foi anunciado nesta última segunda-feira (8) a reabertura e reforma da nova estação que fará parte da linha 10-Turquesa, em Santo André.

O governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi até o município e autorizou a elaboração dos projetos para a construção da estação ABC, que vai funcionar no mesmo local da antiga parada Pirelli, que pode ser considerada como uma parada ferroviária, já que seu maior movimento era por conta dos funcionários da tradicional fábrica de pneus, a via está desativada desde 2006.

A nova estação planeja ser diferente do projeto antigo, ela deverá ter um escopo maior, e inicialmente ela fará parte da Linha 10-Turquesa e posteriormente terá ligação direta com a futura Linha 14-Ônix, proporcionando maior mobilidade para os passageiros da região.

De acordo com o próprio site do Governo de SP, a nova estação planeja atender a demanda de cerca de 15 mil usuários por dia, e sua localização será entre as estações de Santo André e Capuava, no ABC Paulista.

A retomada dos estudos e projetos para reativar a Estação ABC é um passo importante em direção a um sistema de transporte público mais eficiente, acessível e integrado para todos. A nova estação será uma solução para a mobilidade de 15 mil passageiros diariamente e que terá um impacto positivo em toda a rede de transportes”, declarou o secretário de Transportes Metropolitanos.

O governador estimou um prazo de 18 meses para que seja feito e entregue o projeto básico da estação ABC. Após sua conclusão, o governo definirá os cronogramas de abertura das licitações para o projeto executivo e execução das obras.

O projeto será uma forma de desafogar as estações existentes e captar a demanda de novas centralidades. O local deverá atender regiões próximas como a Vila Homero Thon, Parque Industriário, Vila Vilma entre outros.

A Linha 14-Ônix por sua vez deverá ser viabilizada pela CPTMatravés da concessão da Linha 10-Turquesa da CPTM. Este trecho tem potencial de atrair 600 mil passageiros por dia ligando Santo André até Guarulhos passando pela zona leste de São Paulo, segundo o portal do Metrô de SP.

Compartilhe  

últimas notícias