Diário de São Paulo
Siga-nos
Segurança Pública

Furtos aumentam 7% em São Paulo; Tarcísio busca aumentar investimentos em monitoramento

Em 2023, o centro de São Paulo registrou recorde de roubos, totalizando mais de 200 mil furtos na cidade

Furto de celular. - Imagem: Reprodução | Freepik
Furto de celular. - Imagem: Reprodução | Freepik

Marina Milani Publicado em 03/01/2024, às 06h41


Os dados recentes sobre furtos na cidade de São Paulo revelam um aumento de 7% nos casos entre janeiro e novembro de 2023 em comparação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 229.639 ocorrências. A média de 28,6 furtos por hora destaca a persistência desse desafio para a segurança pública na capital.

O governador Tarcísio de Freitas expressou sua preocupação com a situação da segurança pública, colocando-a como a área que mais o preocupa após um ano de mandato. Em entrevista, Tarcísio afirmou que o aumento no efetivo policial é uma prioridade e anunciou a autorização para a contratação de 13 mil novos policiais. Além disso, destacou planos para instalar mais bases policiais no Centro de São Paulo e nas regiões com maior incidência criminal.

Contudo, chamou atenção o posicionamento do governador em relação às câmeras corporais utilizadas pelos policiais. Questionando a efetividade desses dispositivos na segurança do cidadão, ele contrasta com estudos, como o da FGV, que indicam uma redução significativa nas mortes decorrentes de intervenção policial após a implementação dessas câmeras.

A região da Rua 25 de Março e Praça da Sé, no Centro de São Paulo, registrou um recorde de roubos em 2023, com 3.772 ocorrências de janeiro a outubro. Apesar do aumento no número de criminosos presos na região, o desafio persiste, e o governo busca estratégias para combater a violência, incluindo a necessidade de mecanismos efetivos na execução penal para evitar a reincidência.

Compartilhe  

últimas notícias