Diário de São Paulo
Siga-nos
São Paulo

Faixa Azul: Prefeitura de São Paulo confirma quatro mortes de motociclistas

A Faixa Azul é uma das principais ações do prefeito Ricardo Nunes (MDB) para diminuir as mortes no trânsito em São Paulo

Faixa Azul: Prefeitura de São Paulo confirma quatro mortes de motociclistas - Imagem: Reprodução/CET/G1.
Faixa Azul: Prefeitura de São Paulo confirma quatro mortes de motociclistas - Imagem: Reprodução/CET/G1.

Lillia Soares Publicado em 02/05/2024, às 15h17


Nesta quinta-feira (02), a Prefeitura de São Paulo confirmou a ocorrência de quatro acidentes fatais envolvendo motociclistas em vias que possuíam Faixa Azul, uma área exclusiva destinada à circulação de motos.

De acordo com o portal Metrópoles, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), informou que os acidentes fatais ocorreram entre dezembro de 2023 e abril de 2024 nas Avenidas dos Bandeirantes e Moreira Guimarães, localizadas na zona sul da cidade.

No dia 23 de dezembro de 2023, ocorreu a primeira fatalidade na Avenida dos Bandeirantes, quando o motociclista colidiu com um carro após passar por um sinal vermelho enquanto fugia de um assalto. Em 8 de fevereiro, outro acidente resultou na morte de um motociclista na mesma avenida, sob circunstâncias ainda não esclarecidas.

Já em 27 de março, um motociclista faleceu na Avenida Moreira Guimarães após se chocar contra a traseira de um caminhão durante a madrugada, momento em que todas as faixas estão abertas para o tráfego. O último acidente fatal registrado ocorreu em 14 de abril, um domingo, também na Avenida dos Bandeirantes, quando uma motocicleta colidiu com dois carros por volta das 14 horas, resultando na morte do passageiro.

A Faixa Azul é uma das principais ações do prefeito Ricardo Nunes (MDB) para diminuir as mortes no trânsito em São Paulo. A meta é ter 200 quilômetros de faixas sinalizadas até o final de 2024.

Além disso, a Faixa Azul é marcada por faixas azuis que são reservadas apenas para motocicletas, sendo uma medida de segurança implementada nas vias mais movimentadas de São Paulo. Atualmente, o projeto já possui 98,2 quilômetros de faixas exclusivas em funcionamento.

Vale ressaltar que mesmo com a introdução da Faixa Azul, um estudo do Infosiga, divulgado em fevereiro deste ano, não mostrou uma diminuição nas mortes de motociclistas na cidade de São Paulo em 2023. Isso ocorreu mesmo após o início da implementação da Faixa Azul.

Compartilhe  

últimas notícias