Diário de São Paulo
Siga-nos
Dengue

Estado de SP ultrapassa mais de 220 mortes por dengue

Dados atualizados revelam São Paulo como a unidade federativa com maior número de óbitos por dengue

Mosquito Aedes Aegypti. - Imagem: Reprodução | Freepik
Mosquito Aedes Aegypti. - Imagem: Reprodução | Freepik

por Marina Milani

Publicado em 08/04/2024, às 08h45


Neste domingo (7), a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo divulgou números alarmantes sobre a situação da dengue no estado. Com um total de 221 mortes registradas, São Paulo se destaca como a unidade federativa com o maior número de óbitos pela doença.

Os dados, atualizados pelo painel de Monitoramento de Arboviroses da SES, revelam que o estado contabiliza 456.427 casos registrados de dengue, dos quais 562 são considerados graves. Além disso, o acumulado de casos prováveis ultrapassa os 620 mil, com 155.400 em estágio de investigação e cerca de 400.873 já descartados.

A expectativa das autoridades de saúde é que o mês de abril traga uma estabilização no número de casos, com uma posterior queda visível em maio. No entanto, há ainda 485 óbitos sob investigação, além de 1.011.380 notificações que continuam sendo monitoradas.

Diante desse cenário preocupante, a vacinação contra a dengue teve início na última quinta-feira (4), direcionada para pessoas de 10 a 14 anos, nos bairros de Itaquera, na zona leste, e Vila Jaguara, na zona oeste da capital. No entanto, a cidade de São Paulo recebeu apenas 8.300 doses da vacina, quantidade considerada insuficiente para atender plenamente os bairros mencionados. Está prevista a chegada de mais 180 mil doses nesta semana para ampliar a cobertura vacinal.

Na cidade de São Paulo, foram registrados 34 óbitos pela doença, com um total de 123.543 casos confirmados. Entre os sintomas mais comuns da dengue estão febre, dor de cabeça e dores musculares.

As autoridades de saúde reforçam a importância da prevenção e do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, por meio da eliminação de criadouros e do uso de repelentes.

Compartilhe  

últimas notícias