Aliados de Tarcísio veem avanço de Flávio Bolsonaro como oportunidade para autonomia política e foco na gestão estadual

Redação Publicado em 21/12/2025, às 08h55
Aliados do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) avaliam que o avanço da pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República abre espaço para que o chefe do Executivo paulista desenvolva um projeto político com maior autonomia nos próximos anos.
Segundo fontes, após um primeiro mandato marcado por especulações sobre uma eventual candidatura presidencial, Tarcísio tende a concentrar seus esforços na gestão estadual e na consolidação de uma possível reeleição em 2026. Em um eventual segundo mandato, o governador teria mais margem para estruturar um projeto nacional com vistas a 2030.
De acordo com interlocutores próximos, a expectativa é de que a eleição estadual transcorra de forma competitiva, permitindo que o governador siga com foco na administração e no fortalecimento de sua imagem como gestor público.
“O objetivo é dar continuidade ao trabalho em São Paulo, consolidar resultados e concluir esse ciclo administrativo”, afirmou um auxiliar do governo estadual.
Nos bastidores, aliados avaliam que a definição de Flávio Bolsonaro como principal nome do campo bolsonarista reduz, neste momento, a pressão para que Tarcísio seja lançado à disputa presidencial. Esse cenário permitiria ao governador manter relações políticas mais equilibradas com diferentes forças partidárias.
Lideranças do Centrão, segundo fontes, acompanham o cenário com cautela, especialmente diante do debate nacional sobre o papel das emendas parlamentares e da atuação dos órgãos de controle.
Nesse contexto, interlocutores destacam que Tarcísio tem buscado preservar sua imagem institucional, mantendo diálogo com diferentes setores e evitando envolvimento direto em disputas nacionais antecipadas.
Outro ponto citado por aliados como sinal de maior autonomia política é a possibilidade de o governador ter mais liberdade na composição da chapa para a reeleição em 2026. Diferentemente de 2022, quando alianças partidárias tiveram peso central, a avaliação é de que o cenário atual permite maior flexibilidade na definição do vice.
Publicamente, Tarcísio tem reiterado apoio à eventual candidatura de Flávio Bolsonaro, caso ela se confirme, mas interlocutores afirmam que o governador deve manter postura discreta durante a campanha presidencial.
Em discursos recentes, Tarcísio tem reforçado que sua prioridade segue sendo o Estado de São Paulo. O governador tem destacado projetos de infraestrutura e planejamento de longo prazo como parte central de sua atuação.
Em eventos oficiais, ele afirmou que a condução de obras estruturantes e investimentos com horizonte até o fim da década refletem um compromisso com a continuidade administrativa.
“Nosso projeto é São Paulo. Sempre foi e continua sendo. O foco é entregar resultados e planejar o futuro do estado”, declarou o governador durante agenda recente.
Ao apresentar um balanço da gestão, Tarcísio também ressaltou a importância de investimentos com impacto de longo prazo, destacando que o planejamento estadual considera ciclos que ultrapassam mandatos.
Leia também

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Apoiadora de Bolsonaro realiza vigília em condomínio mesmo após restrição imposta por Moraes

Exame do IML não detecta lesões em menina de 4 anos; polícia segue com investigação em caso de clube social

Caiado promete pacote de reformas no primeiro dia de governo e inclui mudanças no STF

Thiago Brennand vai se casar com advogada que atua em sua defesa criminal

Justiça bloqueia veículos de empresa de Ana Hickmann em ação por cheques sem fundo

PF investiga suposta fraude financeira no Banco Digimais, ligado a Edir Macedo