Diário de São Paulo
Siga-nos
Imposto Predial e Territorial Urbano

Consulta do IPTU 2024 em São Paulo já está disponível no site da Prefeitura; houve reajustes significativos

Atualização cadastral e escolha de datas de vencimento são algumas das novas opções para os contribuintes

Consulta do IPTU 2024 em São Paulo já disponível no site da Prefeitura; houve reajustes significativos - Imagem: Reprodução | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
Consulta do IPTU 2024 em São Paulo já disponível no site da Prefeitura; houve reajustes significativos - Imagem: Reprodução | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

Marina Milani Publicado em 16/01/2024, às 07h03


A Prefeitura de São Paulo iniciou nesta segunda-feira (15) a consulta para os moradores conferirem o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) que será cobrado em 2024. Descubra como realizar a consulta e as novas opções de pagamento oferecidas.

Os contribuintes interessados em saber o valor do IPTU deste ano devem acessar o site Consulta IPTU SPe ter em mãos o número de cadastro do imóvel. A consulta está disponível de segunda-feira a sábado, das 6h às 22h.

Reajuste e Índices: Em 2024, o IPTU sofrerá um reajuste de 4,3% sobre os valores unitários do metro quadrado da construção e do terreno de todos os imóveis. Esse índice é equivalente à variação da inflação de 2023, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Banco Central em 11/12/2023, conforme informações da Secretaria da Fazenda municipal.

Calendário e Formas de Pagamento: A Prefeitura divulgou o edital do IPTU 2024 no início de janeiro, incluindo o calendário de entrega das notificações de lançamento do imposto. A primeira parcela ou o pagamento à vista vence em fevereiro, entre os dias 1º e 29, com opções de escolha de datas para atualização cadastral.

  • No dia escolhido: para quem optou pela atualização cadastral;
  • Dia 9 ou 14: para quem não escolheu a data de vencimento;
  • Dia 20: para os que optaram pela notificação por administradoras de imóveis, com a primeira parcela em março.

Quem optar pelo pagamento à vista terá um desconto de 3% no tributo. Além das tradicionais formas de pagamento em dez parcelas, a Prefeitura anunciou uma novidade para 2024: os moradores poderão utilizar o sistema Pix.

A guia de pagamento com o código Pix pode ser emitida exclusivamente pelo endereço iptu.prefeitura.sp.gov.br. A Secretaria Municipal da Fazenda destaca que não envia cobranças ou links para pagamentos por e-mail, SMS ou WhatsApp.

A consulta online dos valores do IPTU 2024 ainda não está disponível, mas a 2ª via do boleto estará disponível a partir de 15 de janeiro de 2024 no site www.prefeitura.sp.gov.br/iptu.

Outras Formas de Pagamento:

  • Terminais de autoatendimento ou internet banking dispensam a necessidade do documento impresso, bastando a informação do número de cadastro do imóvel.
  • Guichês de caixa e lotéricas requerem o documento impresso.
  • Pagamento por débito automático continua válido para quem optou por essa modalidade em anos anteriores. Quem ainda não escolheu essa opção pode fazê-lo até a data de vencimento da primeira parcela, passando a valer a partir da segunda parcela.
Compartilhe  

últimas notícias