Diário de São Paulo
Siga-nos
Fim de Ano

Confira os melhores horários para pegar a estrada no Ano Novo

Previsão é que mais de 3,8 milhões de veículos circulem pelas estradas entre os dias 30 de dezembro e 3 de janeiro

Confira os melhores horários para pegar a estrada no Ano Novo - Imagem: Reprodução / Agência Brasil / Paulo Pinto
Confira os melhores horários para pegar a estrada no Ano Novo - Imagem: Reprodução / Agência Brasil / Paulo Pinto

William Oliveira Publicado em 27/12/2024, às 08h50


As concessionárias responsáveis pela administração das rodovias no estado de São Paulo estão organizando uma operação especial em decorrência das festividades de Ano-Novo. De acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a previsão é que mais de 3,8 milhões de veículos circulem pelas estradas entre os dias 30 de dezembro e 3 de janeiro, com destinos tanto para o litoral quanto para o interior.

No Sistema Castello-Raposo, gerido pela ViaOeste, estima-se um tráfego aproximado de 677 mil veículos durante este período. Os maiores congestionamentos são esperados na segunda-feira (30), entre as 16h e 18h; na terça-feira (31), entre 11h e 12h; e no retorno, na quarta-feira (1º), das 15h às 21h, além da quinta-feira (2), entre 8h e 11h.

O Sistema Anhanguera-Bandeirantes deve receber cerca de 802 mil veículos. Os horários críticos incluem a segunda-feira (30), das 16h às 20h; a terça-feira (31), das 11h às 12h; a quarta-feira (1º), das 15h às 22h; e a quinta-feira (2), das 8h às 11h. No dia 1º de janeiro, será implementada a Operação Caminhão, que redirecionará os veículos com destino à capital pela Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) para a Via Anhanguera (SP-330), entre os quilômetros 48 e 23, para otimizar o fluxo durante o feriado.

A CCR RioSP, responsável pela Via Dutra e pela Rio-Santos, prevê que mais de 500 mil veículos percorrerão as estradas do sudoeste paulista. A concessionária divulgou os horários que devem ser evitados: na segunda-feira (30), das 16h às 18h; na terça-feira (31), das 11h às 12h; na quarta-feira (1º), das 15h às 22h; e na quinta-feira (2), das 8h às 11h.

A EcoNoroeste, que administra as rodovias Washington Luís (SP-310), Brigadeiro Faria Lima (SP-326) e outros trechos importantes da região, prevê um tráfego total de aproximadamente 360.892 veículos ao longo dos cinco dias festivos. Desse total, cerca de 168.188 estarão em direção ao norte/leste e aproximadamente 192.704 ao sul/oeste. A Washington Luís deverá concentrar o maior fluxo, com estimativas de até 228.452 veículos. Os períodos críticos para essa rodovia são previstos para ocorrer entre as 6h e as 8h pela manhã e entre as 17h e as 19h à noite, durante todo o período da operação, conforme informações da EcoNoroeste.

No Sistema Anchieta-Imigrantes, operado pela Ecovias, espera-se que cerca de 875 mil veículos desçam a serra rumo às praias da Baixada Santista. Para atender essa demanda, será adotada a Operação Descida (7×3) nos dias: quinta-feira (26), das 07h às 17h; sexta-feira (27), das 07h até a meia-noite; e sábado (28), funcionando ininterruptamente. Para o retorno à capital em 1º de janeiro, está programada a Operação Subida (2×8), que se estenderá até o dia 2.

No Corredor Ayrton Senna-Carvalho Pinto (SP-070), a Ecopistas estima um fluxo aproximado de 963 mil veículos nas praças de pedágio nos dois sentidos durante o período festivo.

Outras rodovias, como a Pedro Eroles (SP-088), Dom Paulo Rolim Loureiro (SP-098) e Doutor Manuel Hipólito Rego (SP-055), deverão receber um volume significativo de tráfego, estimado em cerca de 302 mil veículos conectando diversas regiões do Alto Tietê ao litoral.

Por fim, na Rodovia dos Tamoios (SP-099), que liga o Litoral Norte, espera-se que aproximadamente 242 mil veículos circulem entre os dias citados. No Rodoanel Mário Covas, nos trechos Sul e Leste administrados pela SPMar, é projetada a passagem de mais de 830 mil veículos, enquanto o trecho Oeste deverá receber cerca de 968 mil veículos durante este período festivo. 


últimas notícias