Diário de São Paulo
Siga-nos
Transporte

Circulação de trens da CPTM terá alterações neste fim de semana; saiba mais

Nos dias 11 e 12 de outubro, a CPTM realizará obras que afetarão diversas linhas, com alterações no embarque e desembarque

Nos dias 11 e 12 de outubro, a CPTM realizará obras que afetarão diversas linhas, com alterações no embarque e desembarque - Imagem: Reprodução / Rovena Rosa / Agência Brasil
Nos dias 11 e 12 de outubro, a CPTM realizará obras que afetarão diversas linhas, com alterações no embarque e desembarque - Imagem: Reprodução / Rovena Rosa / Agência Brasil

Gabriela Thier Publicado em 10/10/2025, às 18h05


A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informa aos usuários que haverá alterações operacionais em suas linhas nos dias 11 e 12 de outubro, em decorrência de obras de melhorias e modernização na infraestrutura ferroviária.

As modificações se iniciam no sábado (11), com a Linha 10-Turquesa. Das 18h até o encerramento da operação comercial, os passageiros que utilizam as estações Guapituba e Ribeirão Pires devem realizar o embarque e desembarque na Plataforma 2. Aqueles que seguem em direção à Palmeiras-Barra Funda precisarão desembarcar na Estação Mauá para troca de trem, utilizando também a Plataforma 2. Para quem vai no sentido Rio Grande da Serra e desembarcar na mesma estação, a Plataforma 3 estará disponível. Essas medidas visam a substituição de dormentes e a realização de soldas, além de outras manutenções essenciais.

No mesmo dia, a Linha 12-Safira terá alterações das 23h30 até o fim do expediente. Durante esse período, os passageiros nas estações Engenheiro Manoel Feio e Jardim Romano deverão utilizar exclusivamente a Plataforma 2 para embarque e desembarque, em razão de manutenção preventiva.

No domingo, dia 12, as mudanças continuam com a Linha 7-Rubi. Das 4h às 15h, os usuários que viajam em ambas as direções (Palmeiras-Barra Funda e Jundiaí) devem fazer uso da Plataforma 2 nas estações Perus e Caieiras. A partir das 15h até o final da operação comercial, essa orientação se aplica às estações Jaraguá e Vila Aurora. Essas intervenções são necessárias para uma revisão geral do trecho.

Durante o mesmo domingo, na Linha 10-Turquesa, entre o início da operação até as 15h, os passageiros devem desembarcar na Estação Mauá para troca de trem. Na viagem rumo ao Rio Grande da Serra, o desembarque ocorrerá na Plataforma 3; já no sentido Barra Funda, na Plataforma 2. Entre as 9h e as 13h30, os trens em direção ao Rio Grande da Serra não farão paradas na Estação Juventus-Mooca. Os usuários deverão desembarcar na Estação Ipiranga e pegar um trem em direção à Palmeiras-Barra Funda para acessar a Estação Juventus-Mooca. Essas mudanças são imprescindíveis para a instalação de novos travessões, substituição de dormentes e execução de soldas, além de operações de carga e descarga de materiais na via e levantamento topográfico.

Por fim, a Linha 11-Coral terá alterações das 8h às 17h. O embarque e desembarque será realizado na Estação da Luz, especificamente na Plataforma 3, em função de manutenção preventiva do sistema de ventilação. Os passageiros que necessitam transitar entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Luz poderão utilizar a Linha 10-Turquesa como alternativa.


últimas notícias