Diário de São Paulo
Siga-nos
Meio Ambiente

CETESB suspende queimas controladas em SP para combater incêndios

Todas as queimas, incluindo as agrícolas, estão suspensas para evitar incêndios, com possibilidade de prorrogação da medida

Todas as queimas, incluindo as agrícolas, estão suspensas para evitar incêndios, com possibilidade de prorrogação da medida - Imagem: Reprodução / Marcelo Camargo / Agência Brasil
Todas as queimas, incluindo as agrícolas, estão suspensas para evitar incêndios, com possibilidade de prorrogação da medida - Imagem: Reprodução / Marcelo Camargo / Agência Brasil

Gabriela Thier Publicado em 29/08/2025, às 15h39


A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) anunciou a suspensão, a partir de ontem (28), das autorizações para queimas controladas em todo o território paulista. Essa medida, que terá validade de 30 dias, visa mitigar os riscos associados aos incêndios florestais, cuja frequência é historicamente elevada nos meses de agosto e setembro.

A suspensão abrange todas as queimas, incluindo as de palha da cana-de-açúcar e aquelas destinadas ao controle agrícola e de pragas. Durante o período estipulado, não serão aceitas novas solicitações para esse tipo de atividade, podendo o prazo ser prorrogado caso a situação de seca persista.

As queimas de palha da cana já estavam sob restrições desde julho, quando eram permitidas apenas com umidade relativa do ar acima de 40% e fora do intervalo entre 11h e 15h, momentos em que o risco de propagação do fogo é acentuado. Com a nova decisão, todas as liberações foram totalmente suspensas.

Adriano Queiroz, diretor de Controle e Licenciamento da CETESB, justificou a ação preventiva: "A suspensão se faz necessária para enfrentarmos o período crítico de estiagem. Nossa intenção é reduzir os riscos de incêndios florestais e manter a qualidade do ar, seguindo o histórico recente e a experiência adquirida em anos anteriores".

Essa iniciativa faz parte do Programa SP sem Fogo, uma operação contínua que promove diversas ações ao longo do ano para prevenir e combater incêndios florestais em grandes áreas verdes próximas a zonas rurais e urbanas.

Desempenho dos Índices em Agosto

No ano de 2024, o Brasil enfrentou uma severa crise climática durante os meses de agosto e setembro, caracterizada por um aumento significativo nos registros de secas, incêndios e deterioração da qualidade do ar.

No entanto, os dados referentes ao mês de agosto de 2025 indicam uma redução expressiva nos índices de queimadas. Segundo informações do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), houve uma diminuição de 75% nos focos registrados no estado de São Paulo em comparação com 2024.

O INPE reportou que entre os dias 1º e 15 de agosto de 2025 foram contabilizados apenas 148 focos, enquanto no mesmo período do ano anterior foram 548. O investimento em monitoramento efetivo, condições climáticas mais favoráveis e a capacitação das equipes locais para resposta rápida foram destacados como fatores-chave para essa redução significativa.


últimas notícias