Atualmente, a concessão da Enel está prevista para expirar em 2028

Gabriela Thier Publicado em 18/11/2024, às 18h10
O CEO Global da Enel, Flavio Cattaneo, anunciou recentemente a intenção de prolongar a concessão da empresa em São Paulo por mais 30 anos. A declaração foi feita durante um evento que abordou investimentos planejados para o período de 2025 a 2027. Atualmente, a concessão da Enel está prevista para expirar em 2028, e a renovação é considerada uma estratégia vital para assegurar a continuidade dos serviços na área metropolitana.
Cattaneo destacou que São Paulo enfrenta desafios significativos relacionados a eventos climáticos extremos, os quais têm deixado milhões de pessoas sem energia elétrica. Tal situação gerou insatisfação entre autoridades locais, como o prefeito Ricardo Nunes e o governador Tarcísio de Freitas, que expressaram críticas à empresa. Em resposta aos apagões que ocorreram em 2023 e 2024, o governo paulista moveu uma ação judicial contra a Enel.
Desde que assumiu a concessão de distribuição de energia em São Paulo em 2018, a Enel tem enfrentado um cenário desafiador. Nos primeiros nove meses de 2024, a companhia reportou um lucro de 5,8 bilhões, apesar de uma redução nas receitas, refletindo as dificuldades do setor energético acentuadas pelos problemas de fornecimento. No horizonte futuro, a Enel projeta investir 6 bilhões na América Latina entre 2025 e 2027, embora ainda não tenha especificado quanto desse investimento será direcionado ao Brasil. Vale ressaltar que o governo italiano mantém uma participação acionária de 23,6% na Enel, sublinhando a importância da empresa no cenário energético global e sua conexão com o mercado brasileiro.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O lugar a que pertencemos

Desabamento de sobrado deixa uma pessoa morta e duas feridas no Cangaíba, Zona Leste de São Paulo

Brasil encerra preparação para enfrentar Escócia com Neymar disponível e dúvida no ataque

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Após fortes chuvas, duas crateras se abrem e engolem carros na região metropolitana de São Paulo

Fã tatua nome de Neymar no rosto e promete nova homenagem caso Brasil conquiste o hexa

Memes por Endrick viram fenômeno mundial e colocam Ancelotti no centro das brincadeiras da Copa

Ex-capitão da Alemanha é acusado de racismo após chamar estilo da Costa do Marfim de "selvagem"

MP solicita contratos de Neymar e Virginia com Blaze em investigação sobre publicidade de apostas