Prefeitura projeta que cerca de 15 milhões de pessoas participarão dos eventos na capital paulista

William Oliveira Publicado em 06/02/2025, às 09h21
Com a aproximação do carnaval, os cidadãos paulistanos se preparam para as festividades, que incluem os vibrantes blocos de rua e os grandiosos desfiles das escolas de samba. A prefeitura da capital projeta que cerca de 15 milhões de pessoas participarão dos eventos.
Uma dúvida comum entre os foliões é: o carnaval é considerado feriado ou apenas ponto facultativo?
No estado de São Paulo, o carnaval não é classificado como feriado oficial. A decisão sobre a concessão de folga para os colaboradores do setor privado cabe exclusivamente aos empregadores.
No entanto, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) estabeleceu ponto facultativo para os servidores estaduais nos dias 3 e 4 de março, correspondentes à segunda e terça-feira de carnaval. Na Quarta-Feira de Cinzas, dia 5, o expediente será retomado normalmente a partir do meio-dia.
Vale ressaltar que o decreto publicado em 18 de dezembro inclui uma ressalva importante: "Às repartições públicas estaduais que prestam serviços essenciais e de interesse público, que tenham o funcionamento ininterrupto, não se aplica o disposto neste decreto."
Na cidade de São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) também instituiu ponto facultativo para os servidores municipais nos dias 3 e 4 de março e na Quarta-Feira de Cinzas até as 12h. O decreto municipal permite a criação de plantões durante o carnaval, caso os responsáveis por algum órgão da Administração Direta, Autarquia ou Fundação considerem necessário.
Mas o que caracteriza um ponto facultativo? Em termos práticos, nos dias decretados como ponto facultativo, os servidores públicos têm a liberdade de não comparecer ao trabalho sem perder a remuneração. Essa medida é comumente aplicada em dias úteis que antecedem feriados ou se situam entre finais de semana.
No setor privado, como o carnaval não é feriado oficial, as empresas não têm a obrigação legal de liberar seus funcionários durante este período.
Leia também

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

STF oficializa fim da aposentadoria compulsória como punição máxima para juízes

Influenciadora rebate críticas por namoro com ex-presidente da CBF 53 anos mais velho

Metrô de São Paulo distribui álbuns da Copa do Mundo e promove ação solidária com figurinhas repetidas

Torre Eiffel fecha as portas em meio a onda de calor histórica que castiga a França

Mulher é condenada a 66 anos de prisão por envenenar ovo de Páscoa e matar crianças no Maranhão