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ENEL

Aumento expressivo de reclamações contra a Enel preocupa Procon de São Paulo

Reclamações registradas de janeiro a novembro somam 13,1 mil

Aumento expressivo de reclamações contra a Enel preocupa Procon de São Paulo - Imagem: Reprodução | Agência Brasil
Aumento expressivo de reclamações contra a Enel preocupa Procon de São Paulo - Imagem: Reprodução | Agência Brasil

Marina Roveda Publicado em 17/11/2023, às 07h41


O Procon de São Paulo registrou um expressivo aumento nas reclamações dos consumidores da capital paulista contra a concessionária de energia Enel. De janeiro até 9 de novembro deste ano, foram contabilizadas 13,1 mil reclamações, sendo que somente entre os dias 3 e 9 de novembro houve 923 registros. Este número já ultrapassa as reclamações registradas em todo o mês de novembro de 2022, que foram 860.

O período crítico foi marcado por um temporal em São Paulo, ocorrido em 3 de novembro, que deixou milhares de imóveis sem energia na área de atuação da Enel. A concessionária só anunciou o restabelecimento total da energia uma semana após, em 10 de novembro.

Os impactos da interrupção de energia foram significativos, afetando diversos comércios, incluindo restaurantes, onde houve relatos de estragos nos estoques de alimentos devido à falta de energia em vários pontos da cidade. A Associação Comercial de São Paulo estima que o comércio na Grande São Paulo pode ter deixado de arrecadar até R$ 126 milhões devido à falta de energia.

Durante uma coletiva de imprensa, o presidente da Enel Distribuidora SP, Max Xavier Lins, pediu desculpas à população pelos transtornos causados pela interrupção no fornecimento de energia.

Em nota, a Enel afirmou que o número de reclamações no Procon caiu 19% no período de janeiro a outubro de 2023 em sua área de concessão, em comparação com o mesmo período de 2022. A empresa ressaltou que os dados consolidados pelos Procons não se referem apenas a reclamações de interrupção no fornecimento de energia, mas também a pedidos de qualquer natureza. Além disso, destacou que os números totais de registros foram impactados por uma ação especial de renegociação de dívidas em parceria com órgãos de defesa do consumidor.

A Enel assegurou que tem realizado ações de aproximação com os órgãos de defesa do consumidor, por meio de reuniões periódicas, e reforçou o atendimento do canal exclusivo para demandas específicas mapeadas pelo Procon. A companhia destacou ainda a oferta de diversos canais digitais para atender aos clientes.

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