Diário de São Paulo
Siga-nos
Netflix

Conheça o crime real por trás de 'O Caso Asunta', nova série da Netflix

O Caso Asunta, produção espanhola, explora um dos crimes mais chocantes do país

Conheça o crime real por trás de 'O Caso Asunta', nova série da Netflix - Imagem: Reprodução/Instagram @netflixbr
Conheça o crime real por trás de 'O Caso Asunta', nova série da Netflix - Imagem: Reprodução/Instagram @netflixbr

Manoela Cardozo Publicado em 02/05/2024, às 11h31


A minissérie de true crime da Netflix, 'O Caso Asunta', que estreou na plataforma em 26 de novembro, é baseada em uma história verídica que chocou a Espanha em 2013.

Conforme informações do Terra Notícias, o caso envolve o desaparecimento e assassinato da menina Asunta Basterra Porto, de 12 anos, cujos pais, Alfonso Basterra, interpretado por Tristán Ulloa, e Rosario Porto, interpretada por Candela Peña, foram acusados e presos pelo crime.

Alfonso e Rosario eram um casal influente e bem-sucedido: ele, um jornalista econômico, e ela, advogada e cônsul honorária da França.

Asunta, interpretada por Iris Wu, foi adotada pelo casal em 2001, aos nove meses de idade, quando ainda estava na China. Em 2013, o casal se separou, compartilhando a custódia da menina.

No dia fatídico, eles relataram o desaparecimento da filha, mas horas depois, o corpo de Asunta foi encontrado nas proximidades de Santiago de Compostela, perto da casa de campo da família.

Mentiras e inconsistências nas declarações do casal levantaram suspeitas sobre sua participação no crime. As investigações apontaram que Asunta foi sedada e asfixiada até a morte por seus pais. Em 2015, eles foram condenados a 18 anos de prisão pelo Superior Tribunal de Justiça da Galiza.

A série acompanha a investigação dos policiais Cristina Cruces, interpretada por María León, e Javier Ríos, interpretado por Carlos Blanco, e explora a cobertura midiática do julgamento que abalou o país.

A acusação apresentou a teoria de que Rosario e Alfonso estavam exaustos de cuidar de Asunta, levando-os a começar a drogá-la antes de executar o assassinato.

Acredita-se que Rosario tenha sido a principal mente por trás do plano. Vários fatores, incluindo o divórcio do casal em janeiro de 2013, após Alfonso descobrir a traição de Rosario, contribuíram para essa teoria.

Apesar das tentativas do casal de anular suas sentenças, todas foram rejeitadas pela justiça. Em 2020, após várias tentativas frustradas, Rosario tirou a própria vida enquanto cumpria sua pena. Enquanto isso, Alfonso permanece detido em uma prisão na Espanha.

Compartilhe  

últimas notícias