Diário de São Paulo
Siga-nos
Crime

Após denúncia, Justiça de SP toma decisão sobre Renato Cariani e a acusação de tráfego de drogas

A Justiça tornou o influenciador digital réu; veja detalhes

De influenciador fitness a réu: Renato Cariani responde por tráfico e lavagem de dinheiro - Imagem: Reprodução/ Instagram @renato_cariani
De influenciador fitness a réu: Renato Cariani responde por tráfico e lavagem de dinheiro - Imagem: Reprodução/ Instagram @renato_cariani

Gabrielly Bento Publicado em 16/02/2024, às 19h15


O influenciador digital Renato Cariani, conhecido por seu conteúdo fitness nas redes sociais virou réu por suspeita de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A decisão foi aceita pela Justiça de São Paulo após denúncia do Ministério Público.

Segundo a investigação, Cariani e outras quatro pessoas teriam desviado produtos químicos para produção de cocaína e crack, utilizando sua empresa, a Anidrol Produtos para Laboratórios Ltda., como fachada para o crime. A investigação, que começou em 2023, resultou no indiciamento do grupo por associação ao tráfico, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

O MP afirma que os réus "pelo menos sessenta vezes, produziram, venderam e forneceram, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, mais de doze toneladas de produtos químicos destinados à preparação de drogas".

Conforme noticiado pelo G1, as autoridades calculam que a empresa vinculada a Cariani teria obtido no mínimo R$ 3,7 milhões com a comercialização de substâncias químicas destinadas à fabricação de cocaína e crack. A investigação indica que essas substâncias eram fornecidas a uma rede de facções criminosas, incluindo o Primeiro Comando da Capital (PCC).

O Tribunal de Justiça estabeleceu um prazo de dez dias para que os réus apresentem suas defesas. Além disso, foi determinado que os acusados entreguem seus passaportes em um período de 24 horas, ficando proibidos de deixar o território nacional.

Se condenados, os crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico possuem penas de 5 a 15 anos de prisão cada. Já a lavagem de dinheiro estabelece uma sanção de 3 a 10 anos de prisão, com acréscimo de multas.

Compartilhe  

últimas notícias