Diário de São Paulo
Siga-nos
Poder militar

Vídeo: Estados Unidos fazem teste com míssil intercontinental de capacidade nuclear; entenda

Teste acontece com duas semanas de atraso para evitar tensões com a China

Vídeo: Estados Unidos fazem teste com míssil intercontinental - imagem: Freepik
Vídeo: Estados Unidos fazem teste com míssil intercontinental - imagem: Freepik

Fernanda Viana Publicado em 16/08/2022, às 17h26


Os Estados Unidos afirmaram nesta terça-feira (16) que fizeram um teste de um míssil balístico intercontinental Minuteman III. A base de Vandenberg, responsável pelo lançamento, não informou para onde o míssil foi direcionado.

Os militares disseram que cerca de outros 300 testes já ocorreram antes e não possuem relação com nenhum evento global.

O teste foi feito com um atraso de duas semanas para não coincidir com a demonstração de poder da China perto de Taiwan no início deste mês (2) e evitar tensões crescentes com Pequim.

A China lançou dezenas de aviões e disparou mísseis reais no Estreito de Taiwan depois que a presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, fez uma viagem à ilha.

Taiwan se considera um território autogovernado, porém a China nunca reconheceu tal independência e recorre ao uso da força para colocá-lo sob seu controle.

O míssil lançado pelos EUA, Minuteman III, tem capacidade nuclear e é fundamental para o arsenal estratégico do país. Ele tem um lcance de mais de 9.660 kms e pode viajar a uma velocidade de aproximadamente 24.000 km/h.

Segundo comunicado militar dos EUA, o teste mostrou "a prontidão das forças nucleares dos EUA e fornece confiança na letalidade e eficácia do poderio nuclear do país".

No jogo político internacional, Rússia e Estados Unidos são os países com os maiores arsenais de ogivas nucleares após a Guerra Fria.

Confira vídeo compartilhado com o público:

Compartilhe  

últimas notícias