Diário de São Paulo
Siga-nos
Desastre

Terremoto deixa mais de 40 mortos em Sichuan, na China; veja vídeos

O fenômeno é o mais forte a atingir a cidade desde agosto de 2017

Terremoto deixa mais de 40 mortos em Sichuan, na China - imagem: reprodução Instagram @agnoticia
Terremoto deixa mais de 40 mortos em Sichuan, na China - imagem: reprodução Instagram @agnoticia

Fernanda Viana Publicado em 05/09/2022, às 18h45


Um terremoto de magnitude 6,8 atingiu a província chinesa de Sichuan nesta segunda-feira (5) e deixou mais de 40 mortos.

O fenômeno é o mais forte a atingir a região desde agosto de 2017 e totalizou 46 mortes na madrugada de terça-feira (6) (horário local).

Segundo a televisão estatal, algumas estradas e casas perto do epicentro foram danificadas por deslizamentos de terra, enquanto as comunicações caíram em pelo menos uma área.

Cerca de 40 mil usuários perderam a energia dentro de 50 km do epicentro, embora não tenha feito nenhum dano às barragens e usinas hidrelétricas.

O epicentro foi na cidade de Luding, localizada nas montanhas a cerca de 226 km a sudoeste de Chengdu.

Nessa área, o terremoto foi tão forte que as pessoas tiveram dificulda para se manterem em pé e rachaduras apareceram em algumas casas, informou o China News Service.

A província é conhecida por seus terremotos, principalmente nas montanas a oeste, por ser uma área de atividade tectônica ativa.

Vídeos nas redes sociais mostram luzes balançando enquanto pessoas correm de prédios para as ruas.

Segundo a mídia estatal, o terremoto desta segunda-feira também foi sentido nas províncias de Yunnan, Shaanxi e Guizhou, a centenas de quilômetros de distância.

O terremoto de Sichuan mais poderoso já registrado aconteceu em maio de 2008. O fenômeno registrou magnitude 8 e matou quase 70 mil pessoas, causando grandes danos.

Compartilhe  

últimas notícias