Eles vão discutir acordo para a exportação de cereais

Agência Brasil Publicado em 18/08/2022, às 15h11
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, reúne-se hoje com os presidentes Volodymyr Zelenskiy, da Ucrânia, e Recep Tayyip Erdoğan, da Turquia, na cidade de Lviv. Elesvão tratar do acordo para a exportação de cereais.
A ONU e a Turquia mediaram as negociações para desbloquear as toneladas de cereais retidas nos portos ucranianos.
A necessidade de uma solução política para o fim do conflito, com seis meses, também vai ser discutida.
Mais cedo, Guterres visitou a Universidade de Lviv, onde defendeu a contribuição das academias no desenvolvimento das sociedades e na evolução das democracias modernas.
Erdogan
O presidente da Turquia poderá propor, durante as conversações de Lviv, um cessar-fogo na Ucrânia e a sua mediação para encontro entre os líderes ucraniano e russo, informou a agência russa TASS, citando uma televisão turca.
A agência disse que Erdogan também poderá propor a mediação de Ancara para a troca de prisioneiros de guerra entre a Ucrânia e a Rússia.
Segundo a TASS, "o presidente turco planeja se oferecer para retomar o processo de negociação de Istambul e fazer do seu país plataforma para uma reunião entre os presidentes da Rússia e da Ucrânia".
Erdogan deverá manifestar também seu apoio à extensão do acordo que permitiu retomar a exportação de cereais ucranianos, bloqueados pela guerra iniciada em 24 de fevereiro.
Trata-se da primeira visita de Erdogan à Ucrânia desde a invasão russa. Ele tinha ido ao país em 3 de fevereiro deste ano, semanas antes do início da guerra.
Segundo a TASS, Erdogan vai reunir-se primeiro com Zelensky, seguindo-se encontro dos dois chefes de Estado com António Guterres.
A ONU é uma das partes do acordo que permitiu retomar a exportação de cereais ucranianos, alcançado no fim de julho, sob mediação turca.
O centro de inspeção dos navios está localizado em Istambul.
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Frente fria traz garoa e frio intenso para São Paulo nesta semana

Petróleo dispara com nova escalada entre EUA e Irã e mercado teme impactos globais

Moraes dá 48 horas para defesa de Bolsonaro explicar divulgação de carta lida por Flávio nas redes

Petróleo dispara com nova escalada entre EUA e Irã e mercado teme impactos globais

Os 5 ataques cibernéticos mais comuns: Como evitar ser a próxima vítima

Será que a guerra no Oriente Médio segue o mesmo roteiro da invasão da Ucrânia?

Moraes dá 48 horas para defesa de Bolsonaro explicar divulgação de carta lida por Flávio nas redes

Fies: estudantes com parcelas em dia terão mais tempo para quitar financiamento