Diário de São Paulo
Siga-nos

Rússia ataca cidades em toda Ucrânia com foco no abastecimento de gás

Em Odessa, ataque de míssil feriu pelo menos quatro pessoas

Imagem Rússia ataca cidades em toda Ucrânia com foco no abastecimento de gás

Agência Brasil Publicado em 19/07/2022, às 14h58


Forças russas continuam atacando cidades em toda a Ucrânia, com intenso bombardeio em Sumy no Norte do país, bombas de fragmentação visando Mykolaiv e um ataque com mísseis em Odessa, no Sul, informaram autoridades nesta terça-feira (19).

Depois de não conseguir capturar a capital Kiev no início da invasão em 24 de fevereiro, a Rússia mudou a estratégia para uma campanha de bombardeios devastadores para ratificar e estender seu controle do Sul e Leste do país.

A Ucrânia diz que as forças russas intensificaram os ataques de longa distância contra alvos distantes do front, matando um grande número de civis. Moscou afirma que está atingindo alvos militares.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse que a Rússia disparou mais de 3 mil mísseis de cruzeiro e incontáveis ​​​​projéteis de artilharia durante o conflito de cinco meses.

No fim de semana, Zelenskiy suspendeu o chefe de segurança e a principal promotora do país, dizendo que eles não conseguiram expurgar espiões russos de suas organizações.

Esta semana pode ser crucial para os países europeus preocupados com o impacto da guerra e das sanções sobre o fornecimento de gás.

A Rússia deve reabrir seu principal gasoduto de gás natural para a Alemanha, Nord Stream 1, nos próximos dias após manutenção regular, mas os europeus estão preocupados que Moscou possa mantê-lo fechado.

A russa Gazprom, que opera o gasoduto, disse a clientes na Europa que não pode garantir o fornecimento de gás por causa de circunstâncias "extraordinárias", de acordo com uma carta a que a Reuters teve acesso, aumentando a aposta em um confronto econômico com o Ocidente.

Bombardeio

Em Odessa, um ataque de míssil russo feriu pelo menos quatro pessoas e incendiou casas, disse Oleksii Matsulevych, porta-voz da administração regional, em seu canal no Telegram.

As forças russas atacaram Mykolaiv com bombas de fragmentação na segunda-feira (18), ferindo pelo menos duas pessoas e danificando janelas e telhados de casas particulares, disse o prefeito da cidade ucraniana, Oleksandr Senkevich, em uma publicação nas redes sociais.

Mais de 150 minas e bombas foram disparadas contra a região de Sumy, afirmou Dmytro Zhyvytskyi, chefe da administração militar regional de Sumy, no Telegram.

"Eles dispararam morteiros e artilharia de foguetes. Os russos também abriram fogo usando metralhadoras e lançadores de granadas", disse ele.

Compartilhe  

últimas notícias