Diário de São Paulo
Siga-nos
VATICANO

Papa Francisco recebe alta médica neste domingo

Com dificuldades na fala, Papa Francisco expressou gratidão aos fiéis durante sua primeira aparição pública desde a internação

Pontífice foi internado em 14 de fevereiro devido a uma pneumonia dupla. - Imagem: Reprodução / X / @gonsanchezrey1
Pontífice foi internado em 14 de fevereiro devido a uma pneumonia dupla. - Imagem: Reprodução / X / @gonsanchezrey1

William Oliveira Publicado em 23/03/2025, às 09h33


O Papa Francisco recebeu alta neste domingo (23), após ser internado em 14 de fevereiro devido a uma pneumonia dupla. Ele se dirigiu à Casa Santa Marta, sua residência no Vaticano, para dar continuidade ao processo de recuperação.

"O papa foi um paciente exemplar. Ouviu nossas sugestões. Então, concordamos (com a alta) quando achamos que era o momento certo, e o Santo Padre concordou", afirmaram os médicos.

A equipe médica informou que a alta foi "protegida", o que implica em fisioterapia respiratória e motora, além de monitoramento diário com oxigênio. A expectativa é que sua recuperação vocal seja gradual, como costuma ocorrer em casos semelhantes.

Antes de deixar o hospital, o Papa fez uma breve aparição na janela do Hospital Gemelli, em Roma, para saudar os fiéis, sendo esta sua primeira aparição pública desde a internação. Com certa dificuldade, o pontífice afirmou: "Obrigado a todos".

Durante o período no hospital, o Papa enfrentou uma pneumonia dupla, mas manteve-se consciente e estável nas últimas semanas. Após a saudação e a bênção aos fiéis, ele retornou à residência para seguir o tratamento. O Vaticano informou que ele deve repousar por pelo menos dois meses.


últimas notícias