Diário de São Paulo
Siga-nos
Vaticano

Papa Francisco concede bênçãos a casais do mesmo sexo

Autorização de bênçãos é vista como "sinal de que Deus acolhe a todos"

Papa Francisco. - Imagem: Reprodução | Inteligência Artificial
Papa Francisco. - Imagem: Reprodução | Inteligência Artificial

Marina Milani Publicado em 19/12/2023, às 08h35


Em um anúncio surpreendente nesta segunda-feira (18), o Vaticano declarou que padres agora têm permissão para conceder bênçãos a casais do mesmo sexo, marcando uma decisão histórica que vai de encontro à doutrina tradicional da Igreja Católica em relação à união homossexual. A medida foi oficializada por meio de um documento autorizado pelo Papa Francisco e divulgado recentemente.

De acordo com a nova diretriz, os padres católicos romanos podem, a partir de agora, administrar bênçãos a casais do mesmo sexo, caso desejem fazê-lo. No entanto, têm o direito de recusar-se a realizar o ritual, desde que não impeçam a entrada de pessoas em situações que busquem a ajuda de Deus por meio de uma simples bênção.

A decisão estabelece que as bênçãos não devem assemelhar-se a uma cerimônia de casamento e não podem ocorrer durante liturgias regulares da Igreja. Embora o documento reitere que a Igreja Católica continua a considerar a união entre casais do mesmo sexo como "irregular", destaca que a autorização para as bênçãos representa um "sinal de que Deus acolhe a todos".

Essa mudança significativa na posição da Igreja foi precedida por declarações do Papa Francisco, que em outubro sugeriu a possibilidade de permitir bênçãos a casais homossexuais em um futuro próximo. Em discursos anteriores, o pontífice adotou uma postura mais inclusiva, afirmando que a igreja não deveria ser apenas uma instituição proibitiva, mas acolhedora.

Em agosto, Francisco reconheceu as mulheres trans como "filhas de Deus" e instou a igreja a tratá-las com igualdade. Além disso, ele criticou países que criminalizam a homossexualidade, declarando que essa orientação sexual não é um crime.

Compartilhe  

últimas notícias