Diário de São Paulo
Siga-nos

Papa anuncia viagem ao Cazaquistão e deve se encontrar com líder ortodoxo russo

Pontífice havia cancelado encontro em junho com o Patriarca Kirill, que chefia a Igreja Ortodoxa da Rússia e é forte apoiador de Putin e da guerra na Ucrânia

Papa anuncia viagem ao Cazaquistão e deve se encontrar com líder ortodoxo russo - Imagem: Reprodução | G1
Papa anuncia viagem ao Cazaquistão e deve se encontrar com líder ortodoxo russo - Imagem: Reprodução | G1

Publicado em 01/08/2022, às 08h28 G1


Após um encontro cancelado em junho, o Papa Francisco e o líder da Igreja Ortodoxa Russa, o Patriarca Kirill, devem se encontrar em setembro no Cazaquistão. Nesta segunda-feira (1º), o Vaticano anunciou que o pontífice viajará ao país na ocasião para participar de um encontro de líderes religiosos.

Aliado do presidente russo, Vladimir Putin, o Patriarca Kirill é um forte defensor da guerra na Ucrânia, postura que causou um grande embate entre igrejas ortodoxas do leste europeu. Por conta dos posicionamentos do líder religioso russo, o Papa decidiu cancelar um encontro que os dois teriam em junho em Israel e chamou Kirill de "marionete de Putin".

Em um comunicado, o Vaticano não confirmou o encontro diretamente, mas anunciou que Francisco estará no Cazaquistão entre os dias 13 e 15 de setembro para participar do VII Congresso de Líderes de Religiões Tradicionais do Mundo, do qual Kirill também participará.

No entanto, o pontífice já disse que espera encontrar o líder ortodoxo russo no evento. Os dois já se encontraram em Havana, em Cuba, em um encontro histórico das duas igrejas em 2016.

Compartilhe