Diário de São Paulo
Siga-nos
Funeral

Mundo se unirá para funeral da rainha Elizabeth, diz organizador

Milhares de pessoas ficam na fila por horas para passar pelo caixão

Mundo se unirá para funeral da rainha Elizabeth, diz organizador - Imagem: reprodução grupo bom dia
Mundo se unirá para funeral da rainha Elizabeth, diz organizador - Imagem: reprodução grupo bom dia

Agência Brasil Publicado em 15/09/2022, às 14h42


O funeral de Estado da rainha Elizabeth IIunirá pessoas de todo o mundo, disse hoje (15) a autoridade responsável pelo enorme evento cerimonial, o conde marechal Edward Fitzalan-Howard, duque de Norfolk, encarregado de ocasiões de Estado. Milhares de pessoas permanecem na fila por horas para passar pelo caixão da monarca.

Líderes mundiais se reunirão na segunda-feira (19) para o funeral de Elizabeth, rainha por 70 anos.

O caixão está atualmente no antigo Westminster Hall de Londres, onde milhares esperam pacientemente na fila para prestar as últimas homenagens à rainha mais longeva do Reino Unido.

"Esses eventos estão ocorrendo no contexto de uma onda de tristeza, afeto e gratidão, na Commonwealth e em todo o mundo", disse Edward Fitzalan-Howard.

"A rainha ocupou posição única e eterna em todas as nossas vidas. É nosso objetivo e acreditamos que o funeral de Estado e os eventos dos próximos dias unirão as pessoas em todo o mundo", afirmou a repórteres.

Enquanto ele falava, a fila para ver o caixão da rainha se estendia por mais de 6,5 quilômetros ao longo da margem sul do Rio Tâmisa, cruzando a Ponte Lambeth próxima de Westminster Hall.

O rei Charles, que voltou para casa em Highgrove, no Sul da Inglaterra, após agitada agenda de eventos desde a morte de Elizabeth, aos 96 anos, na quinta-feira passada (8), e seus três irmãos - a princesa Anne e os príncipes Andrew e Edward - farão vigília silenciosa nesta sexta-feira à noite.

Autoridades britânicas esperam que cerca de 750 mil pessoas visitem o caixão da rainha até as 6h30 (horário local) de segunda-feira.

Alguns são de outros países e deixaram as malas em hotéis próximos para se juntar aos que se deslocam lentamente pelo Westminster Hall. Entre os presentes estavam a ex-primeira-ministra Theresa May e seu marido Philip, que curvaram suas cabeças diante do caixão enquanto passavam com integrantes do público.

Amy Tsai, de 24 anos, disse que viajou de Taiwan, em maio, e participou das comemorações do jubileu da rainha, em junho, na capital escocesa, Edimburgo.

"Agora estou esperando na fila para vê-la. Estou chocada", afirmou.

Compartilhe  

últimas notícias